Sáb, Abr
Sexta, 06 Junho 2014 09:26

Prefeitura inicia obras de continuação da galeria pluvial próximo ao Jardim Itália

Erosão que está sendo contida com a continuidade da obra da galeria. Erosão que está sendo contida com a continuidade da obra da galeria. Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Bebedouro iniciou nesta semana as obras de continuação da galeria pluvial inacabada existente logo abaixo do Jardim Itália. O objetivo é resolver um problema de erosão, que já chega próximo de moradias, cumprir uma negociação feita entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal por ocasião da construção do conjunto habitacional e possibilitar a construção da estação elevatória que levará o esgoto da cidade à estação de tratamento de esgotos que será construída na zona leste.

O primeiro passo é fazer o que os engenheiros chamam de drenagem da área, já que se trata de uma área de muitas minas, para depois aterrar e fazer a tubulação. E, para baratear a obra, a Prefeitura está utilizando nessa drenagem material de demolição que, além de não ter custo, ainda evita esse tipo de resíduo seja despejado em outro lugar. "Como material de demolição é inerte, ou seja, não se trata de lixo, e, por isso, não contamina o solo, é uma boa alternativa para fazermos a drenagem", explica o diretor de Obras, Gilmar Feltrin, que complementa: "Se fôssemos usar outro material, teríamos que comprar, e o custo é muito alto".

A tubulação chegará ao rio que há nas imediações, onde será construído um dissipador de energia para diminuir a velocidade da água da chuva, evitando, assim, danos ao meio ambiente.