Seg, Abr
Segunda, 30 Junho 2014 15:36

Curso orienta funcionários da Cozinha-Piloto e merendeiras sobre cuidados na preparação de alimentos

Funcionários da Cozinha-Piloto e da Vigilância Sanitária participam do primeiro dia de curso. Funcionários da Cozinha-Piloto e da Vigilância Sanitária participam do primeiro dia de curso. Foto: Assessoria de Imprensa

A Escola de Governo de Bebedouro realizou na quinta e sexta-feira da semana passada curso para orientar os funcionários da Cozinha-Piloto e as merendeiras da rede municipal de ensino da cidade sobre os cuidados necessários na preparação dos alimentos. A capacitação foi realizada em parceria com o Departamento Municipal de Educação e Cultura e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar, tendo como parceiros a Vigilância Sanitária, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan), o Senac e o Centro Universitário Unifafibe.

Um dos palestrantes foi o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Nivaldo Oléa, que explicou como é e em que se baseia a atuação do órgão e o que isso influencia no trabalho dos funcionários e merendeiras. “Temos leis e códigos para seguir quando lidamos com alimentação, e os funcionários e merendeiras precisam saber quais são os cuidados e quais as leis que regem esses cuidados”, afirma Oléa.

Uma das responsáveis pela alimentação produzida na Cozinha-Piloto, a técnica em nutrição Bruna Tatiana de Carvalho salienta que, além dos cuidados com a higiene dos alimentos e pessoal, o funcionário precisa sempre estar atento ao ambiente de trabalho e aos equipamentos que usa. “São cuidados de uma forma em geral, desde o manuseio dos alimentos até o uso de utensílios, como a verificação de um freezer que não está funcionando direito, ou de uma máquina, etc.”, diz.

O primeiro dia de evento, quinta-feira (26), foi realizado na própria Cozinha-Piloto. O segundo, na sexta (27), no Centro Universitário Unifafibe, também contando com a participação de gestores em educação e funcionários da Vigilância Sanitária, que aproveitaram para reciclar conhecimentos. Como o curso foi realizado numa parceria com o Senac, os participantes receberam certificado da instituição ao final da capacitação.

A Escola de Governo de Bebedouro foi criada pelo prefeito Fernando Galvão neste ano para facilitar o treinamento dos funcionários públicos, estabelecendo parcerias nas mais diversas áreas. Vários cursos já foram realizados por meio da Escola de Governo e outros estão sendo programados para o segundo semestre.

Confira galeria de fotos na página da Prefeitura no Facebook

Funcionários da Central de Alimentação e merendeiras escolas receberão treinamento