Sáb, Abr
Quarta, 02 Julho 2014 12:01

Após cinco anos sem aumento, tarifa do transporte coletivo será reajustada no dia 7

Último reajuste na tarifa, para os atuais R$ 2, ocorreu em abril de 2009. Último reajuste na tarifa, para os atuais R$ 2, ocorreu em abril de 2009. Foto: Assessoria de Imprensa

A tarifa do transporte coletivo em Bebedouro, operado pela empresa Rápido D’Oeste, será reajustada para R$ 2,40 a partir da próxima segunda-feira (7). Há cinco anos não há aumento no valor da passagem. O último reajuste ocorreu em abril de 2009, quando a tarifa passou de R$ 1,80 (aplicada em junho de 2008) para os atuais R$ 2,00.

A decisão foi tomada após acordo entre a Prefeitura e a empresa. A Rápido D’Oeste solicitou reajuste de R$ 2,50, a Prefeitura contrapropôs o aumento para R$ 2,30 e o valor acabou sendo fixado em R$ 2,40.

A empresa, que opera na cidade desde março do ano passado, justifica que não há condições de continuar prestando o serviço na cidade sem o reajuste. Além do dissídio coletivo de 9% concedido em 2013 e que não foi repassado para o usuário do transporte, a empresa terá que negociar agora o dissídio vencido em maio, com índice de 15% solicitado pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Urbano e Suburbano de Ribeirão Preto e Região (Seeturp).

A Rápido D’Oeste argumenta ainda que, nos últimos 12 meses, houve um aumento de 12,23% no preço dos combustíveis e de 6,63% em peças e acessórios, sem contar a inflação anual.

Segundo cálculos do responsável pela Divisão de Compras e Licitação da Prefeitura, Paulo Sérgio Garcia, o reajuste que começa a valer na segunda-feira fica abaixo dos R$ 2,61 que resultariam da aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) relativo aos últimos cinco anos.

Ele também informa que reunião no mês passado com os dirigentes do Seeturp apontou risco iminente de greve caso a Rápido D’Oeste não cumpra o dissídio coletivo deste ano – o que poderia deixar os usuários do município sem transporte.

A Rápido D’Oeste atua em Bebedouro por meio de contratação em caráter emergencial, prorrogada por mais três meses na última semana. A prorrogação se fez necessária porque a licitação para concorrência à concessão do transporte coletivo de Bebedouro pelo prazo de 15 anos, iniciada em 30 de janeiro, foi impugnada.

A reabertura do processo está prevista para as próximas semanas, assim que a empresa responsável pela formulação do edital terminar de fazer as adequações exigidas pelo Tribunal de Contas do Estado, em decisão datada de 14 de maio. Segundo Garcia, até o desfecho da licitação, serão mais 60 ou 90 dias.

Atualmente, são transportados em média 125 mil passageiros por mês, dos quais 25 mil são idosos que utilizam o transporte gratuitamente.