Sex, Maio
Quinta, 17 Julho 2014 11:47

Departamento de Saúde promove capacitação profissional para o desenvolvimento de liderança

A equipe do Departamento de Saúde durante o curso de capacitação “Desenvolvimento de Liderança” A equipe do Departamento de Saúde durante o curso de capacitação “Desenvolvimento de Liderança” Foto: Edgar Di Maria/Prefeitura de Bebedouro

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Saúde, está promovendo o treinamento de capacitação profissional para o desenvolvimento de liderança nas equipes de coordenação e gestão das áreas da saúde.

O treinamento, que teve início ontem (16/07) e envolve médicos, enfermeiros, farmacêuticos, coordenadores, gerentes, supervisores, entre outros, tem como objetivo contribuir com a política de humanização do atendimento.

Para o vice-prefeito, Rômulo Camelini, a capacitação dos funcionários visa atender uma necessidade das equipes de trabalho.

“Vamos fazer esse processo de capacitação constantemente porque sabemos que é muito importante. A liderança, que é tema desse encontro, é algo que podemos desenvolver para auxiliar as equipes”, afirmou Camelini.

O diretor do Departamento de Saúde, Eurico Medeiros, disse que a proposta é auxiliar os gestores nos processos de conscientização e mobilização das equipes reforçando a prática de humanização e de espírito de equipe.

“Um dos pontos fundamentais dentro de uma estrutura da equipe é a busca pela liderança, nós temos observado que em todos os lugares a questão de liderança e o trabalho em equipe é de grande importância. Esse treinamento tem como objetivo reforçar a política de humanização dos funcionários na busca de uma excelência de trabalho, não somente do atendimento, mais de relacionamento interpessoal”, afirmou Medeiros.

De acordo com o consultor Alvaro Faria Dutra, responsável pelo treinamento, é importante a presença de um líder no local de trabalho para orientar e auxiliar nas situações diárias.

“É importante despertar no funcionário público de forma pragmática, que a empresa pública deve ter um gerenciamento como se fosse privada. Estamos tentando trazer para o hospital esses conceitos por meio da satisfação, mobilização e conscientização. O líder tem que analisar todas às questões individualmente, mas precisa dar um posicionamento de forma global. Quando se tem o respeito e o reconhecimento do chefe e do líder, o processo acaba sendo natural”, afirmou Dutra.

A supervisora da recepção de internação do Hospital Júlia Pinto Caldeira, Aparecida Canin, disse que é muito importante contar com líderes na equipe.

“No meu setor tem pessoas que se destacam e acabam se tornando meu braço direito. Assim conseguimos ter um bom aproveitamento profissional, o que mantêm a união e favorece o trabalho em conjunto”, afirma Aparecida.

Já a enfermeira da clínica cirúrgica do Hospital Júlia Pinto Caldeira, Angela de Fátima Brozinga, disse que o treinamento auxilia na relação interpessoal.

“É um grande aprendizado para saber como lidamos com o pessoal externo e interno e como podemos trabalhar em conjunto”, afirmou Angela.

A capacitação para o “Desenvolvimento de Liderança”, que é dividido em quatro módulos, será encerrado no dia 25 de julho (sexta-feira).

Lido 4145 vezes Última modificação em Sexta, 18 Julho 2014 12:57