Sáb, Maio
Segunda, 16 Março 2015 12:08

Realizadas ações de saúde no Dia Mundial do Rim

Realizadas ações de saúde no Dia Mundial do Rim Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A Prefeitura de Bebedouro por meio do Departamento de Saúde, em parceria com o Ibene e com o Senac realizaram na quinta-feira (12/03) atendimentos gratuitos à população na Praça da Concha Acústica no Dia Internacional do Rim. Foram prestados serviços de saúde como controle de pressão, altura, peso, e glicose além de coleta de urina para exames de infecções sob orientação médica dos médicos Marcos, Leandro, Rodrigo e Lia.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia as doenças renais crônicas atingem 10% da população mundial e afetam pessoas de todas as idades e raças. Os números mostram ainda que 70% dos pacientes que fazem diálise descobrem a doença tardiamente. A taxa de mortalidade para quem enfrenta o tratamento é 15%.

Os principais sintomas da doença renal crônica são falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários como urinar mais à noite e urina com sangue ou espumosa.

As recomendações médicas para reduzir o risco ou para evitar que o quadro se agrave incluem manter hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, controlar a pressão arterial, beber água, não fumar, não tomar medicamentos sem orientação médica, controlar a glicemia quando houver histórico na família e avaliar regularmente a função dos rins em casos de diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doença cardiovascular e histórico de doença renal crônica na família.