Sáb, Abr
Terça, 14 Abril 2015 04:54

Lançado Projeto “Escola Consciente” em Bebedouro

A Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro(SEMEB), realizou o lançamento oficial de Projeto “Escola Consciente”. A ação desenvolvida é composta por três fases e acontecerá no decorrer dos anos letivos de 2015 e 2016.

A primeira fase consistiu na confecção dos desenhos pelos alunos da rede municipal de ensino e teve como vencedor o aluno Felipe Pereira Santana, do 5º ano da EMEB Stélio Machado Loureiro. O desenho representará o selo do projeto. As escolas agora entrarão na segunda fase do projeto que terminará no final de novembro. Na etapa, as unidades escolares tentarão reduzir 30% dos gastos com água e energia. A última etapa do projeto premiará as duas escolas que mais economizaram com a implantação do projeto piloto de sustentabilidade em captação das águas das chuvas.

No lançamento, a presença do aluno, Felipe que ressaltou a preocupação com o meio ambiente. “Quando escovar os dentes, devemos fechar a torneira e também quando formos tomar banho devemos passar água no corpo, depois desligar o chuveiro, se ensaboar e depois ligar o chuveiro de novo para enxaguar”, explica.

O objetivo principal do projeto é formar agentes multiplicadores e conscientes da importância da preservação dos recursos naturais.

Foram apresentadas ações sustentáveis que já são desenvolvidas pela SEMEB como a Horta em pneus e a Jardinagem e Paisagismo da CEMEI Bernardina Ferreira de Andrade, a arborização do entorno da EMEB Lellis Amaral Campos, a horta Escolar da EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer, a reciclagem de Papel desenvolvida pela EMEF Yolanda Carolina Giglio Villela e a Horta da CEMEI Residencial Bebedouro.

Também participaram do lançamento do projeto o coordenador de meio ambiente da SEMEB, Murilo Montemor de Souza e a diretora pedagógica, Renata Lima, além das alunas da EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer que, acompanhadas do professor Ricardo realizaram uma bela apresentação musical aos presentes.