Dom, Maio
Segunda, 06 Julho 2015 10:10

Bebedouro recebe liberação de recursos do FEHIDRO

Bebedouro recebe liberação de recursos do FEHIDRO Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

O Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO classificou dois projetos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro – SAAEB. O município receberá investimento de R$ 621 mil, sendo cerca de R$ 450 mil do FEHIDRO (Governo do Estado de São Paulo) e R$ 170 mil de contrapartida da prefeitura.

Bebedouro foi contemplada em dois eixos temáticos. Em “Planejamento e Gestão de RH – Estudos e pesquisas”, o projeto “Água Viva - monitoramento e recuperação de nascentes de abastecimento público do município de Bebedouro” foi contemplado com uma verba de R$ 265 mil, sendo R$ 181 mil do FEHIDRO. “A prefeitura irá investir cerca de R$ 84 mil. O projeto inédito prevê a recuperação de 50 nascentes dos córregos da Consulta e do Retiro. Estamos encaminhando toda a documentação e, em agosto, abrimos a licitação do material”, explica o prefeito Fernando Galvão.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e as ONGs Patrulha Ecológica e Germinar. “Será um marco importante na preservação do meio ambiente de Bebedouro. É um projeto inédito, que mostra a importância de ONGs sérias e comprometidas com nossa cidade. As próprias ONGs buscaram os recursos. Estamos muito felizes com a parceria”, informa o diretor da autarquia, Gilmar Feltrim.

O município também foi contemplado no eixo “Racionalização do uso da água para abastecimento público”, com o projeto “Instalação de medidores de vazão magnéticos – 1ª etapa”, orçado em R$ 356.5 mil, sendo R$ 90 mil da prefeitura.  “É uma ação do projeto de Controle de Perdas. Os novos aparelhos serão importantes para modernizar os equipamentos do SAAEB”, finaliza Feltrim.

Redução de Perdas – O projeto prioriza o controle de perdas na rede de água, melhorando o abastecimento em Bebedouro. A autarquia realizou um estudo, mapeando toda a cidade. Um geofone - equipamento para pesquisa de perdas - localizou os vazamentos em todas as ruas. A equipe continua trabalhando para diminuir a perda da água no município, que era superior a 60%.

Mais informações pelo telefone (17) 3344 5404.

Lido 2077 vezes