Qua, Maio
Quarta, 05 Agosto 2015 12:30

Começa a obra no “muro da Fepasa”

Começa a obra no “muro da Fepasa” Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Bebedouro pode reativar linha férrea em breve

A Prefeitura de Bebedouro deu início a construção do “muro” da antiga FEPASA. O Departamento de Obras irá reconstruir todo o espaço, danificado por uma forte chuva. Serão investidos R$ 556 mil, fruto de convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. A obra começa pela Avenida dos Antunes.

Os funcionários já começaram o trabalho na terça-feira (04). “Começamos pela construção do muro de arrimo. Nossa equipe técnica desenvolveu um projeto para evitar que fortes enxurradas voltem a comprometer a estrutura da nossa estação”, diz o prefeito Fernando Galvão, que acompanhou de perto o início das obras.

As intermediações da Estação Cultura vão ganhar nova infraestrutura viária, galerias pluviais e recapeamento. “Após a construção do muro, seguimos para a boca de captação de águas pluviais (boca de lobo). Uma tubulação direcionará para a caixa de intercepção da rede. Será instalado uma canaleta por baixo dos trilhos, que seguirá até o rio, por tubos de 1,20m. A água das chuvas será lançada diretamente no Córrego Bebedouro”, explica o diretor da pasta, Gilmar Feltrim.

A água da chuva desce da região central e, em especial, das ruas Tobias Lima e Rubião Junior. “Não há enchente, mas a água desce, com força, até a Avenida dos Antunes. A enxurrada causa transtornos à população. Vamos reconstruir o muro e as bocas de lobo mas, caso eles não ‘deem conta’, haverá essas aberturas no muro, facilitando a passagem da água”, enfatiza Feltrim.

A Prefeitura luta pelo início das obras há meses, mas é uma construção complexa, exige autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ALL (América Latina Logística). O prefeito foi à São Paulo, na semana passada, para solicitar a autorização da ALL para o início das obras do projeto, que já tinha verba e licitação liberados desde 2014, mas a Prefeitura aguardava a liberação.

Linha férrea - Emanoel Tavares Costa Júnior, da ALL, e Fernando Galvão conversaram, na semana passada, sobre a retomada de operação da linha férrea, que beneficiará Bebedouro e região. A Prefeitura e a ALL já trabalham para a implantação do projeto.

ALL – A ALL Operações Ferroviárias é composta de 4 concessões ferroviárias no Brasil, totalizando 12,9 mil km de ferrovias, cerca de 1000 locomotivas e 27 mil vagões, por meio dos quais a Companhia transporta commodities agrícolas e produtos industriais. A malha ferroviária opera em uma área responsável por aproximadamente 80% do PIB do Brasil.

ANTT - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é o órgão que atua na regulação e fiscalização de transportes nos ramos rodoviário, ferroviário e dutoviário do Brasil. Foi criada através da Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001.