Seg, Maio
Sexta, 07 Agosto 2015 05:02

Galvão e Arnaldo Jardim discutem alternativas para setor energético

Galvão e Arnaldo Jardim discutem alternativas para setor energético Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, recebeu o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, na Feira de Agronegócio Coopercitrus Sicoob Credicitrus - FEACOOP, nesta quinta-feira (06), na Estação Experimental de Citricultura, em Bebedouro. As autoridades discutiram o uso da palha da cana-de-açúcar para a produção de energia limpa, renovável e sustentável.

Uma equipe técnica apresentou as máquinas que utilizam a palha da cana para a produção de energia, em uma demonstração de campo. “A colheita passou, recentemente, por um avanço importante – a mecanização. O uso da palha para a cogeração de energia agrega produtividade e rentabilidade neste momento econômico muito desafiador. A recolha da palha, que é enfardada para complementar a cogeração de biomassa, é questão importante ao setor”, diz Arnaldo Jardim.

A técnica é um avanço e pode representar uma alternativa para a crise. “Recebemos nosso Secretário de Agricultura e ficamos felizes pelo prestígio. Pedi um carinho especial aos produtores da nossa cidade.  É importante Bebedouro gerar e apresentar este tipo de tecnologia a toda região”, diz o prefeito Fernando Galvão, que completa: “Precisamos de uma fábrica geradora na região e estamos lutando para que a sede seja em Bebedouro”.

O prefeito informa que a prefeitura já conversa com vários produtores e cooperados. “Temos o interesse na geração de empregos e renda. São 28 milhões de toneladas no Estado, que podem ser aproveitadas. 1 megawatts/hora pode ser negociado por R$ 250. Uma tonelada produz 1 megawatts/hora”, finaliza Galvão.

Cooperativas - Bebedouro conta com a Credicitrus e Valtra do Brasil, consideradas a maior cooperativa de crédito do Brasil e a maior revendedora, respectivamente. “Precisamos ter orgulho da nossa cidade e, sem dúvida as cooperativas são importantes geradoras de emprego e renda no município”.

FEACOOP 2015 - Reúne agricultores, que efetuam negócios, compartilham portfólios com máquinas e implementos agrícolas voltadas para variadas culturas, projetos de irrigação, agricultura de precisão e armazenagem de grãos. Essa é a 16ª edição da feira, utilizada como vitrine de tecnologias com equipamentos de precisão que podem melhorar a produtividade do pequeno, médio e grande produtor, além de oferecer dinâmicas de campo.