Sex, Maio
Segunda, 10 Agosto 2015 10:00

Após 40 anos, Bebedouro ganha novos ônibus coletivos

Modernidade com preço justo: Bebedouro possui uma das tarifas mais baratas da região

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, entregou as chaves dos novos veículos ao motorista Saulo Gonçalves. Crianças, idosos, cadeirantes e dezenas de pessoas presenciaram uma sexta-feira (07/08) histórica em Bebedouro - o início da operação Via Guarulhos. A população esperava, há 40 anos, por novos ônibus urbanos. Modernos e com equipamentos de última geração, os veículos substituem os da antiga EBTU e Rápido D’Oeste.

Os ônibus foram confeccionados para atender as necessidades da cidade. Para o prefeito, um dos dias mais esperados pelos bebedourenses. “Quem utilizava os ônibus antigos vão se surpreender. Bebedouro merece este conforto – GPS, sistema eletrônico de bilhetagem, ônibus novos e 100% acessível. Foram 40 anos de espera. Estou muito feliz por conseguir realizar este sonho. A luta foi gigantesca, mas nossa Bebedouro merecia este presente”, enfatiza o prefeito.

A Prefeitura licitou o transporte urbano através de uma concessão, após 40 anos. Estão previstos também novos abrigos e um terminal no centro da cidade. “Fizemos uma licitação séria, respeitando a população, nossos cadeirantes e idosos. Estamos trabalhando para devolver à população o orgulho de ser bebedourense”, diz Galvão.

O coração de Bebedouro ficou movimentado. Após a cerimônia oficial, os dez ônibus ganharam as ruas do Centro da cidade e, em seguida, passou pelos principais pontos da cidade. “Ficamos felizes por ver um envolvimento honesto da administração. É preciso muita coragem para realizar uma licitação deste tipo, após 30, 40 anos”, enfatiza João Henrique Bueno, diretor do Seeturp - Sindicato do Transporte Urbano de Ribeirão Preto.

Tarifa e monitoramento - Mesmo com a implantação do novo sistema, Bebedouro possui uma das tarifas mais baratas da região – Bebedouro (R$ 2,70), Jaboticabal (R$ 2,80), Sertãozinho (R$ 2,95), Ribeirão Preto (R$ 3,40), Barretos (R$ 3,20). “Quero implantar, em breve, o monitoramento da frota por GPS. A pessoa acessa, pelo celular, e monitora seu ônibus – o horário que chegará, onde está. Todas as informações na ponta dos dedos”.

Usuários aprovam – Isabela, Kynberly, Giuliana e Luísa aprovaram os novos veículos. “Estou gostando muito. Melhorou para nós, estudantes, mas para os idosos e cadeirantes também. Tem lugar para segurar, adorei”, diz Isabela Santana (12 anos), do Jardim Eldorado. “A cordinha é mais baixa, fica fácil para puxar”, completa a colega, Kymberly Santos (12 anos).

A moradora do Jd. Alvorada, Giuliana Zopelri (13 anos), também aprovou. “Tem um designer bem legal, lembra a laranja. Adorei a ideia do GPS. Não vamos precisar ficar esperando. Esse sistema é ótimo, Bebedouro será uma cidade bem inovadora”. Já  Luisa Lázaro (11 anos) gostou de estrear o veículo. “Foi muita emoção tirar o plástico dos ônibus”.

R$ 5 milhões – A empresa Viação Guarulhos investiu R$ 5 milhões. “Já operamos há muitos anos. Estar em Bebedouro é uma satisfação. Vamos trabalhar para manter um dos melhores transportes públicos e ser exemplos de outras cidades deste porte”, diz Roque Felício Neto, diretor da empresa.

Relembre - A EBTU (Empresa Bebedourense de Transporte Urbano) realizou o transporte coletivo em Bebedouro por mais de 30 anos, sendo substituída, em 2013, provisoriamente, pela Rápido D’Oeste. A licitação foi aberta em 2014 e, em 2015, toda frota foi trocada.