Ter, Abr
Quarta, 19 Agosto 2015 12:57

Saúde continua campanha de vacinação contra pólio

A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Saúde, dá continuidade a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil). A previsão é que cerca de 4 mil crianças, de seis meses a quatro anos, sejam imunizadas no município. A campanha prossegue até o dia 31 de agosto.

As vacinas estão disponíveis gratuitamente, das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde. Os postos volantes só atenderam no primeiro dia de vacinação.

O diretor do Departamento de Saúde, Antônio Carlos Feltrim, afirma que já foram vacinadas 2.937 crianças. “Esse número demonstra a efetividade da conscientização e entendimento dos pais sobre a importância de vacinarem seus filhos”, explica Feltrim.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores.

Histórico - No Brasil, o mês de março de 1989 foi marcado pela notificação do último caso de poliomielite no País. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovirus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas. Porém a não-ocorrência de poliomielite na Região das Américas não é o suficiente, pois pode ser reintroduzida através do fluxo de viajantes de países onde ainda há circulação do poliovírus selvagem.