Dom, Maio
Quarta, 14 Outubro 2015 05:33

Ecoparque se destaca entre os 10 melhores projetos no Prêmio Mário Covas

Projeto une sustentabilidade, diversão e muito aprendizado

O trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro volta a ser destaque. O Ecoparque foi classificado entre os dez melhores projetos do Estado de São Paulo, no Prêmio Mário Covas. O trabalho foi destaque na área temática “políticas públicas”, na categoria Inovação em Gestão Municipal.

O Prêmio Mario Covas reconhece ações inovadoras nos processos organizacionais, na prestação de serviços ou de uma política pública, nas categorias inovação em gestão estadual e inovação em gestão municipal.

A Prefeitura constrói, desde 2013, parques ecológicos nas escolas de Bebedouro, com a participação dos alunos e da comunidade. “É um sonho realizado, uma oportunidade ímpar. A criança brinca e, ao mesmo tempo, se preocupa com o meio ambiente. A atividade lúdica é muito importante nesta faixa etária. O ecoparque visa a educação ambiental na prática, com a ‘mão na massa’. Nosso sonho é construir ecoparques em todas as escolas e, aos poucos, vamos chegar lá. Continuamos trabalhando”, diz o prefeito, Fernando Galvão.

A Secretaria já construiu sete ecoparques e trabalha para inaugurar mais duas unidades até o início do ano que vem. “A construção do parque é uma alegria para as crianças. Os alunos se envolvem neste projeto de conscientização, ganham um espaço educativo e, depois, ajudam a cuidar”, informa o coordenador de Meio Ambiente, da Secretaria de Educação, o biólogo Murilo Montemor.

Ecoparque – Os parques são construídos com a colaboração da comunidade escolar, envolvendo funcionários, alunos e pais. Além de trabalhar a sustentabilidade com a reutilização dos pneus, o objetivo foi proporcionar lazer às crianças, pois o brincar é uma maneira de vivenciar experiências, exercitar habilidades, estimular a criatividade e aprender a relacionar-se com os outros e com o meio ambiente.

Novos parques - Murilo Montemor conta que o primeiro ecoparque foi construído no início de 2013. “Recebi todo o apoio da prefeitura, desde o início. Já começamos a construção na EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer. Até o início do ano que vem, a escola de Andes também terá o seu”.

Mais informações pelo telefone (17) 3344-6100.

Lido 1485 vezes Última modificação em Terça, 20 Outubro 2015 10:25