Qui, Mar
Quarta, 21 Outubro 2015 08:32

Integrantes da Saúde de Bebedouro e região passam por treinamento

O Departamento Municipal de Saúde, em parceria com os programas municipais de DST de Olímpia, Barretos e GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Barretos, finalizou o curso de capacitação para a realização de testes rápidos para sífilis, hepatite B e C e HIV. O evento foi realizado nos dias 05/10, 13/10 e 20/10, no Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victório Cardassi” - Imesb.

O curso, voltado para representantes de oito localidades da micro região de Bebedouro, será aplicado em todas as unidades de saúde do município. “Os treinamentos abrangeram os profissionais da Saúde Mental, Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira, Unimed e três unidades de saúde. A partir deste ponto será possível afirmar que 100% da atenção básica de saúde oferecerá o teste rápido para essas doenças”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Bebedouro e do Programa DST Aids, Donilia Lopes.

Os resultados dos testes rápidos são disponibilizados no tempo máximo de 30 minutos. No caso de diagnóstico reagente (positivo para alguma dessas doenças), a pessoa é encaminhada ao Programa DST Aids.