Qui, Abr
Quinta, 29 Outubro 2015 12:39

Atividades do Outubro Rosa movimenta bebedourenses

A Prefeitura está finalizando as atividades da campanha de prevenção ao câncer de Mama “Outubro Rosa”, com vitória nos quesitos conscientização e adesão popular. Na quarta-feira (28), a população teve acesso a uma palestra sobre prevenção, realizada no Imesb e, na quinta-feira (29), terá atividades ao ar livre na Concha Acústica, às 19h30.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Antônio Carlos Feltrim, a prevenção é fundamental para a diminuição das taxas do câncer de mama e de colo do útero. “A população, especialmente as mulheres, precisam se conscientizar da importância dos exames periódicos. Para isso, estamos nos mobilizando e, em data ainda a ser definida, a carreta de prevenção ao câncer de mama passará por Bebedouro, atendendo gratuitamente”, comenta o diretor da Saúde.

Durante a palestra foi abordado vários aspectos da saúde da mulher, especificamente voltado para à prevenção do câncer. “A prevenção possui dois momentos. A primária evita o surgimento da doença e a secundária busca exames para identificar o câncer de forma precoce”, observa o médico Júlio Cesar Possati Rezende.

Quem comparecer na Concha Acústica terá acesso a atividades como: aferição de pressão, prevenção de dengue com o setor de zoonozes, prevenção de câncer bucal, e testes rápidos para sífilis. Além de aulas de atividades físicas, organizadas por profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

Prevenção: A partir dos 40 até os 59 anos é necessário que todas as mulheres realizem a mamografia anualmente. E a partir dos 60 até os 70 anos, a cada dois anos. Já o exame de colo de útero deve ser realizado por mulheres acima dos 25 anos.

Outubro Rosa - O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Mais informações pelo telefone (17) 3344-8100.