Dom, Abr
Sexta, 13 Novembro 2015 08:45

Prefeitura mantém limpeza do lago e pede apoio da população

Água é apropriada para consumo; Região do Lago será inaugurada em dezembro

A Prefeitura de Bebedouro continua mantendo limpas as margens do Lago Artificial.  A equipe da operação Bota Fora esteve, nesta quarta-feira (11), limpando o entorno. A prefeitura solicita o apoio da população para manter o local limpo e organizado.

O diretor de Obras, Gilmar e Feltrin, informa que, aos finais semana, muitos detritos são deixados pelas famílias. “O lago, felizmente, voltou a ser um ponto de encontro. A Prefeitura trabalhou em uma grande obra e, a pedido do prefeito, revitalizamos todo o espaço, que ganhou três funções: combater enchentes, evitar o racionamento de água e ser um local de lazer para as famílias”, diz Feltrin. “Infelizmente muitos estão jogando material reciclado nas margens e, algumas vezes, dentro do lago. A prefeitura está fazendo sua parte, mas é importante que a população também colabore”, completa.

O Lago Artificial está se transformando em um grande cartão de visitas de Bebedouro. Em dezembro, será inaugurada a primeira etapa da obra - desassoreamento, pista de caminhada, ciclofaixa, pintura completa, praça iluminada, novos bancos, lixeiras e um moderno chafariz informatizado.

Água potável – Durante as obras, a Prefeitura encontrou nascentes no Lago Artificial. O SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Bebedouro) trabalhou para garantir a qualidade da água, que já foi usada para evitar o racionamento em outubro - foram instaladas bombas, que captam cerca de 200 m³ por hora. Além do tratamento adequado, o SAAEB monitora a qualidade da água - controle técnico qualitativo hídrico do Lago Artificial, de acordo com a Portaria 2914, cujos todos os parâmetros estão dentro dos limites (laudos anexos).

Desassoreamento - Com o passar dos anos, rios e lagos passam por assoreamento - acúmulo de lixo, areia, entulho e outros detritos no fundo. Nesta obra, o desassoreamento foi necessário para diminuir os impactos das cheias na região Leste (Jardim Laranjeiras e região do Lago). “O desassoreamento é um processo lento. Dragas, retroescavadeiras, tratores e caminhões basculantes retiram os detritos. Foi uma obra importante para abastecimento de água. Hoje já é possível retirar 200 m³ por hora para abastecer Bebedouro”, finaliza Feltrim.

Mais informações pelo telefone (17) 3344-5100.

Laudos