Seg, Abr
Terça, 24 Novembro 2015 09:09

Bebedouro está entre as 50 melhores cidades do Brasil

Só neste ano, a cidade foi destaque no Prêmio Mário Covas, índice do Tribunal de Contas e nas revistas IstoÉ e Exame

O município continua conquistando espaço de destaque em rankings nacionais. Após ser classificada entre As Melhores Cidades do Brasil 2015, pela Austin Ranting/Revista IstoÉ, Bebedouro é destaque entre as 50 Melhores Cidades do Brasil para fazer negócios. O estudo foi produzido pela consultoria Urban Systems, divulgado pela Revista Exame, nesta segunda-feira (23).

A edição 1100 da EXAME traz um levantamento das 348 cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. “É gratificante ver Bebedouro de volta ao noticiário nacional, agora com notícias muito positivas. Conquistamos nosso espaço entre as de melhor desenvolvimento econômico, com muito trabalho, foco e investimento. Estamos recuperando a credibilidade. Essas conquistam mostram que estamos no caminho certo e devemos continuar avançando em diversas áreas. Temos muitos projetos em andamento”, afirma o prefeito Fernando Galvão.

De acordo com o levantamento produzido pela Urban Systems, Bebedouro possui PIB per capita de R$ 47.392,03, expectativa de vida de 76 anos e taxa de analfabetismo de 4,9%.

Critérios - O ranking partiu da análise de 13 indicadores econômicos - PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Foram destaque as cidades com alto grau de desenvolvimento e, em geral, próximas de regiões metropolitanas.

Gestão aprovada  - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou, em outubro, um formato de avaliação da qualidade dos gastos públicos em sete dimensões. Bebedouro foi classificado entre os municípios que alcançaram média geral na faixa efetiva, considerado índice B. Nenhuma cidade do Estado alcançou a média geral A. O índice foi calculado pela Divisão AUDESP, considerando os índices de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos, governança de Tecnologia da Informação.

Empregos - A cidade foi a 7ª do Brasil na geração de emprego – foram geradas 2.903 novas vagas, de janeiro a julho deste ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na contramão – Galvão lembra que Bebedouro está com várias obras em andamento. Só no Hospital Regional serão investidos R$ 100 milhões. A Prefeitura iniciou a maior recuperação asfáltica da história - com investimento superior a R$ 6 milhões, e o Lago Artificial será um dos cartões postais mais bonitos da região.

“Após 40 anos, Bebedouro ganhou um moderno transporte coletivo e já abrimos a licitação para construção de casas da CDHU e da Estação de Tratamento de Esgoto – mais R$ 40 milhões em investimentos. Implantamos uma Faculdade de Logística e estamos atraindo novas empresas para a cidade. Com parcerias e um trabalho sério, Bebedouro vem se consolidando como uma potência estadual”, diz Galvão.