Sex, Mar
Segunda, 30 Novembro 2015 12:25

Saúde desenvolve atividades em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids

Saúde desenvolve atividades em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Referente ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, o Departamento de Saúde realizou um encontro de adesão a medicação para pacientes portadores do vírus HIV, além de orientações de seus direitos e deveres. O encontro foi realizado no sábado (26), na Câmara Municipal.

O prefeito, Fernando Galvão, observa que a saúde de Bebedouro tem seus desafios, como todas as cidades, mas possui gestores de qualidade, que trabalham na prevenção e qualidade de vida dos pacientes. “Dados demonstram que os custos dos medicamentos para a qualidade de vida desses pacientes são de R$ 5 milhões anualmente. Distribuição que conta com uma séria política pública”, afirma o prefeito.

Segundo a responsável pela Vigilância em Saúde, Iara Luz, todos os dias devem ser utilizados para essa conscientização. Trabalho que é desenvolvido por todas as Unidades Básicas de Saúde com testes rápidos para HIV e Sífilis.

De acordo com o promotor de justiça, Herbert Wylliam Vítor de Souza Oliveira, atualmente muitos portadores do HIV tem o conhecimento de seus direitos previdenciários, assistenciais, isenção de imposto de renda, saque de fundo de garantia, sigilo da doença no trabalho e especialmente o conhecimento da criminalização da discriminação.