Dom, Maio
Quinta, 03 Dezembro 2015 09:21

Bebedouro ganha primeiro ecoparque aberto à população

Dos nove ecoparques, oito são em escolas municipais; novos parques serão construídos em praças

O projeto ecoparque começa a ganhar as ruas de Bebedouro. Destaque no Estado de São Paulo, o parque sustentável confeccionado pelos alunos fará a alegria das crianças na região do Residencial Santaella. O primeiro ecoparque aberto à comunidade foi construído ao lado da EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer. A prefeitura inaugurou dois ecoparques, nesta quarta-feira (02).

Os alunos da CEMEI Ivete Vanice Silva também ganharam um espaço todo especial para soltar a imaginação. “Já construímos nove ecoparques. O da EMEB Maria Fernanda é o primeiro fora dos muros escolares. Queremos construir vários parques infantis sustentáveis nos bairros, nas praças, distritos e no lago. É um projeto pioneiro, com reconhecimento Estadual. Ecoparque foi destaque no prêmio Mário Covas, um dos mais importantes do Brasil”, comemora o prefeito, Fernando Galvão. “E vamos continuar trabalhando”, completa.

O ecoparque une sustentabilidade e brincadeiras pedagógicas. São parques de pneus reutilizados, que mobilizam alunos de várias idades, suas famílias e comunidade escolar. “Ganhamos um parceiro muito importante. O projeto ‘Bem Me Quer’, da ICDH, está apoiando a construção de novos parques fora dos muros escolares. Já temos previsto, para o ano que vem, a construção de novos parques. A participação e apoio do ICDH é fundamental”, informa o idealizador do projeto, o biólogo Murilo Montemor.

ICDH – O Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH) é uma associação sem fins lucrativos que congrega forças de diversas empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diversos âmbitos. Sua finalidade é promover, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas direta ou indiretamente com a educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias sociais, especialmente que vise a melhorar as condições de vida da comunidade.

Conservação – O prefeito solicitou o apoio da população para preservar o parque infantil. “As crianças construíram o parque com muito amor e carinho. A prefeitura deu todo o apoio que precisavam. Agora é a vez da comunidade, precisamos de anjos da guarda para ajudar a preservar este espaço tão importante ao desenvolvimento infantil”.

Prêmio Mario Covas - Reconhece as ações inovadoras nos processos organizacionais, na prestação de serviços ou de uma política pública, nas categorias inovação em gestão estadual e inovação em gestão municipal. O ecoparque foi premiado entre os projetos mais inovadores do Estado de São Paulo.

Ecoparque – Os parques são construídos com a colaboração da comunidade escolar, envolvendo funcionários, alunos e pais. Além de trabalhar a sustentabilidade com a reutilização dos pneus, o objetivo foi proporcionar lazer às crianças, pois o brincar é uma maneira de vivenciar experiências, exercitar habilidades, estimular a criatividade e aprender a relacionar-se com os outros e com o meio ambiente.

Mais informações pelo telefone (17) 3344-6100.