Sex, Abr
Quarta, 23 Dezembro 2015 07:08

Prefeitura dá o ponta pé para implantar o SAMU em Bebedouro

A Prefeitura continua investindo na melhoria do atendimento SUS à população de Bebedouro. O Departamento de Saúde conseguiu o aval da RRAS 13 (Deliberação CIB nº 85) para a implantação do SAMU Regional - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A autorização para implantação foi publicada no Diário Oficial do Estado, em 18 de dezembro.

Após a autorização, os documentos seguem para homologação do Ministério das Cidades. “Estamos trabalhando para melhorar o atendimento. Nossa população merece um serviço de emergências moderno. Após homologação do Ministério da Saúde, a Prefeitura já começa a implantar a sede do SAMU, em 2016. Mais uma vitória para Bebedouro”, comemora o prefeito Fernando Galvão, que completa: “São sete cidades contempladas. Vamos dividir a conta com outros seis municípios. Em época de crise, buscar parcerias é fundamental”.

O diretor de Saúde, Antônio Carlos Feltrim, explica que será enviado um recurso para a cidade. “A Prefeitura deve investir cerca de R$ 170 mil, que será dividido com as outras cidades da região que irão desfrutar do nosso SAMU”, informa Feltrim. Viradouro, Monte Azul Paulista, Taquaral, Terra Roxa, Taiaçu e Vista Alegre do Alto irão ajudar a custear as despesas, proporcional ao número de seus habitantes.

Após a aprovação de todas as etapas – implantação, homologação e habilitação, a Prefeitura inicia as atividades na unidade regional, que terá sete modernas ambulâncias – uma para cada cidade, sistemas de rádio e informática, médicos e enfermeiros. Todas as unidades estão equipadas com equipamentos de resgate.

SAMU - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Conheça outras medidas já implantadas e/ou em andamento:

Secretaria de Saúde – A Lei nº 4.634 modifica a estrutura administrativa da prefeitura – os principais departamentos foram reestruturados para secretarias. Após a implantação das secretarias de Educação, Controladoria Geral e da Defesa, Desenvolvimento Social e Cidadania, a prefeitura trabalha na implantação da Secretaria de Saúde.

Hospital Regional – Maior investimento em saúde pública da história de Bebedouro, o Hospital Regional - fruto de parceria da Prefeitura e do Governo do Estado – terá um prédio de cinco andares, com 17 mil metros quadrados. O investimento será de R$ 100 milhões – R$ 40 milhões da obra e R$ 60 milhões em equipamentos, infraestrutura e terreno. A nova unidade terá 122 leitos – 20 deles de UTI, anfiteatro, capela ecumênica, maternidade, farmácia e um moderno Centro de Diagnóstico, com equipamentos de ressonância magnética, ultrassonografia, radiografia, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiografia, histeroscopia, broncoscopia e tomografia computadorizada.

Reforma de postos – Nos últimos meses várias reformas, ampliações e construções de postos de saúde já foram concluídas em Bebedouro. As obras nas UBS do Centro, Jardim Centenário, Residencial Furquim, Jardim Três Marias, Aeroporto, Laranjeiras, Tropical e do distrito de Botafogo já foram concluídas. As reformas de outras UBS serão entregues nos próximos meses.

Consórcio - O Consórcio Intermunicipal prevê a união entre as prefeituras. Um dos pontos cruciais é a divisão das verbas públicas entre as cidades. Bebedouro recebe pacientes de vários municípios da região, mas arca sozinha com os custos. Com a implantação do consórcio, as despesas serão divididas. O consórcio de Bebedouro está em fase de implantação e depende de aprovação de todas as Câmaras Municipais das cidades participantes.

Clínica cirúrgica -  O Departamento de Saúde reformou os quartos do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira. Ao todo 22 quartos (44 leitos) do Centro Cirúrgico passaram por reformas. Todo o trabalho de pintura e o controle de umidade foi realizado pela equipe da prefeitura.

Ambulatório de Hepatites Virais - A prefeitura reformou e ampliou o Ambulatório de Referência de Hepatites Virais, locado no Serviço de Assistência Especializada, anexo ao Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira. O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e conta com infectologistas, enfermeiras, psicóloga, técnicos de enfermagem, suporte laboratorial e hospitalar.