Qui, Mar

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 65

Segunda, 18 Fevereiro 2008 14:13

Conferência sobre o Meio Ambiente atrai aproximadamente 200 pessoas de Bebedouro e região

conferencia_meio_ambiente_03

A 1ª Conferência Macrorregional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande, realizada no dia 16 de fevereiro (sábado), na Fafibe, atraiu aproximadamente 200 pessoas de Bebedouro e região.

Participaram do evento, o prefeito Hélio Bastos, o vereador Carlos Orphan, o presidente da Bacia Hidrográfica do Baixo conferencia_meio_ambiente_01Pardo Grande e prefeito de Terra Roxa, Samir Nasbine, a vice-presidente, Angela Brunelli, o Tenente da Polícia Ambiental, Adriano Azevedo, bem como integrantes da Patrulha Ecológica e do Grupo Escoteiro “Sol e Lua”, alunos do curso de Ciências Biológicas da Fafibe e do curso de extensão e especialização em educação ambiental do CESCAR (Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e região), além de representantes das cidades de Viradouro, Monte Alto, Bauru, Jaú, Olímpia, Terra Roxa, Barretos, Colômbia, Guaíra, Jaboticabal, Colina, Morro Agudo, Jaborandi e São Vicente.

O encontro, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande em parceria com a prefeitura, o Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e a Polícia Ambiental, teve como tema “Mudanças Climáticas”.

A primeira parte da conferência foi composta de três palestras ligadas ao tema. A primeira delas, proferida pelo geógrafo e mestre em Engenharia Urbana pela UFScar (Universidade Federal de São Carlos), Antonio Sérgio da Silva, abordou a “Educação ambiental e as mudanças climáticas”.conferencia_meio_ambiente_02

Para Antonio, a educação ambiental deve ser crítica e emancipatória. “Estas duas bases ligadas à elaboração de projetos referentes ao Meio Ambiente, permite que se tenha uma análise mais detalhada de um território e também das ações que foram realizadas naquele local. A partir disso, podemos propor processos de formação de educadores ambientais e recuperação de áreas degradadas para que possamos minimizar o aquecimento global”, explica o palestrante.

conferencia_meio_ambiente_04Além de geógrafo, Antonio Sérgio da Silva, também é um dos professores do curso de extensão e especialização em educação ambiental do CESCAR, que tem entre seus alunos oito bebedourenses. O objetivo é a formação de educadores ambientais.

A segunda palestra sobre “O regime internacional das mudanças climáticas, o Brasil e as mudanças climáticas” foi ministrada pelo Deputado Federal, José Paulo Tóffano, que trabalha com meio ambiente há 16 anos.

Segundo Tóffano, houve muitas mudanças climáticas nos últimos 50 anos. “O tema é bastante delicado e hoje o principal assunto discutido em todo o país é o aquecimento global. O Brasil tem necessidade de debater políticas ambientais e tomar medidas urgentes para minimizar as mudanças climáticas, que ocorrem pelo excesso de consumismo”, opina o deputado.

A última palestra, articulada pelo pesquisador, Odo Primavesi, teve como tema “Aspectos Científicos das mudanças climáticas”. Em seu pronunciamento, o palestrante destacou os principais itens a serem seguidos para a diminuição das mudanças climáticas. “É importante não desperdiçar a água da chuva, ter áreas verdes por todo o país e sombra”, explica Odo.

Após a realização das palestras, os participantes da conferência se dividiram em grupos para a elaboração de propostas referentes ao tema “Mudanças Climáticas”. As 15 propostas aprovadas farão parte do relatório que será enviado para a 3ª Conferência Estadual, que acontece no próximo mês, em Piracicaba.

Ao final do evento foram escolhidos 17 delegados para representar a região na Conferência Estadual. São quatro da área governamental, nove da sociedade civil, um da sociedade tradicional e três da patronal.

Confira os Delegados escolhidos na 1ª Conferência Macrorregional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande. clique aqui.

Lido 2399 vezes Última modificação em Quinta, 11 Abril 2013 10:45