Sex, Maio
Quarta, 20 Abril 2016 09:48

Professores da educação infantil passam por treinamento com Regina Shudo

Os próximos encontros serão em junho

A Secretaria Municipal de Educação promoveu mais uma etapa de qualificação aos educadores. Cerca de 240 profissionais da educação infantil passaram por treinamento intensivo nos dias 13, 14 e 15 de abril. A respeitada pedagoga e escritora Regina Emiko Shudo visitou creches, escolas e orientou professores e gestores.

Na quarta-feira (13), a pedagoga visitou unidades escolares, conheceu a organização, a proposta de trabalho e orientou a equipe pedagógica da SEMEB para a elaboração da Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Na quinta-feira (14), os educadores do berçário II (2 anos) e gestores participaram da palestra “Reconstruindo e reinventando os espaços da Educação Infantil”.

Regina focou sua fala na importância dos professores refletirem a identidade das escolas de Educação Infantil no município, a organização dos espaços que promovam autonomia, oportunizando o brincar com qualidade nas diferentes situações de organização.

Na sexta-feira (15), os professores da 2ª etapa da educação infantil e os gestores discutiram a “Linguagem Oral e Escrita e a aproximação da linguagem na educação infantil com a inserção de contos, músicas e histórias”. A pedagoga enfatizou que a escola deve promover situações de aprendizagens utilizando atividades lúdicas, uma vez que, na Educação Infantil, a intenção é aproximar a criança da linguagem escrita.

Shudo pontuou constantemente a importância do brincar. Brincando a criança expressa diferentes linguagens, habilidades e consequentemente terá um bom desenvolvimento. Relata que brincar tem o potencial de introduzir conceitos e conhecimentos, desenvolve a criatividade e ajuda a criança a assimilar emoções e vivências.

Currículo - Pedagoga e pós-graduada em metodologia de ensino pela Universidade Estadual de Maringá, Regina Emiko Shudo tem experiência na área educacional há mais de 25 anos. Foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em Universidades. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.

Mais informações pelo telefone (17) 3344-6100.