Dom, Abr
Quarta, 23 Novembro 2016 07:52

Alunos da Emeb Octávio Guimarães de Toledo propõem parceria com Prefeitura

Alunos da Emeb Octávio Guimarães de Toledo propõem parceria com Prefeitura Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Fortalecendo a cidadania, 30 alunos do 4º ano A da Emeb Octávio Guimarães de Toledo, entregaram uma carta ao prefeito, Fernando Galvão, solicitando uma parceria com a Prefeitura de Bebedouro, para resolução de questões ambientais, sociais e econômicos enfrentados no mundo. O encontro foi realizado no Paço Municipal, no dia 17 de novembro.

Na ocasião o prefeito agradeceu a oportunidade de dialogar com os estudantes e informou sobre a série de conquistas concretizadas na cidade, envolvendo a construção do Hospital Regional, recuperação asfáltica, revitalização do Lago Artificial, construções de vários Ecoparques, Ecoponto, modernização do transporte coletivo, investimento no tratamento de 100% do esgoto no município, qualificação da educação, entre outras iniciativas.

“Analisaremos todas as questões levantadas e tentaremos gradualmente colocar em prática em nosso governo para melhorar a vida das pessoas. Mas conto com a ajuda de todos, especialmente para que a Prefeitura consiga implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos. E se possível que essa coleta seletiva comece pelas escolas municipais”, comenta o prefeito.

Para a formulação da carta, os alunos realizaram o projeto “Pequenos Cidadãos”, com estudo e pesquisa sobre Produção e Destino do lixo, tema sugerido no material didático utilizado pela Secretaria de Educação (Programa Ler e Escrever) – com o objetivo de ampliar as competências leitoras dos alunos.

Com o apoio e orientação do coordenador do Meio Ambiente da Semeb, Murillo Montemor de Souza e do consultor da cidade de Curitiba, Rafael Hartmann Gava, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre o tema e acreditaram ser possível a construção de uma cidade sustentável através de ações que envolvam o governo municipal e a população.

A partir do estudo de diversos textos, inclusive da lei 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos, os alunos encontraram uma maneira para exercer a cidadania e contribuir para a gestão dos resíduos na cidade.