Qui, Maio
Quinta, 24 Agosto 2017 09:17

Palestra sobre Possibilidades para Deficiência Auditiva e Visual envolve educadores

A Prefeitura por meio do CMAPDB (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Bebedouro), dentro da 26ª Semana de Prevenção às Deficiências, realizou a palestra com o tema “Inclusão Escolar: Desafios e Possibilidades para Deficiência Auditiva e Visual”. A palestra foi realizada na quarta-feira (23/08), na UNIFAFIBE, e contou com a presença de educadores da rede municipal de ensino.

A pedagoga, Adrieli Matheus, palestrou sobre a forma que atualmente é inserida a pessoa com deficiência visual no mundo escolar, ressaltando que pequenas adaptações diárias fazem grande diferença. “O tratamento dispensado depende de cada caso em particular, sendo fundamental a inclusão da pessoa cega em todas as atividades. Ainda temos muito a conquistar, mas atualmente é mais fácil trabalhar essa inclusão, devido à grande quantidade de estudos, materiais publicados e tecnologia”, explica a pedagoga.

A professora e interprete de libras (língua brasileira de sinais), Sônia de Pietro, palestrou sobre as formas de inserir a pessoa surda nas escolas e universidades, e como as atuais políticas públicas facilitam essa inserção. “As tecnologias são os pontos facilitadores para dar continuidade a esses trabalhos. Hoje os surdos se comunicam muito através das redes sociais, e tem melhor acesso ao mercado de trabalho. Demonstrando que quanto mais pessoas compreenderem essa oportunidade de interação, maior será o desenvolvimento”, observa professora.

A 26ª Semana de Prevenção às Deficiências, terá continuidade até a sexta-feira (25/08), nesta quinta-feira 24 de agosto, será realiza a entrega de prêmios inclusivos “Eficiência e Empresa Parceira da Pessoa com Deficiência”. O evento será realizado na Câmara Municipal, às 20h.