Seg, Abr
Segunda, 28 Agosto 2017 09:13

Avaliação de risco e conscientização do câncer em trabalhadores rurais é apresentada aos produtores Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Dentro da parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, será desenvolvido um protocolo, que será revisto nacionalmente, para a prevenção desta doença

A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Saúde e CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) em parceria com o Sindicato Rural de Bebedouro e Hospital de Câncer de Barretos e apoio da OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde, apresentaram aos produtores rurais de Bebedouro, o programa “Avaliação de risco e conscientização do câncer ocupacional em trabalhadores rurais”. O evento foi realizado nesta sexta-feira (25/08) no anfiteatro do Sindicato Rural.

O coordenador do CEREST de Bebedouro, Wilson Toledo, lembra que a conscientização e a prevenção são fundamentais para a realização das atividades laborais que envolvam riscos. E que o CEREST trabalha na linha de cuidados do SUS (Sistema Único de Saúde). “Nossa função é trazer informações e esclarecimentos aos usuários privados e públicos. E nessa ocasião priorizamos os trabalhadores rurais, pois, trabalhando junto ao Hospital de Câncer de Barretos, levantou-se que mais de 500 pessoas desenvolvem o câncer, através do uso de agrotóxicos ou exposição constante ao sol, sem os devidos equipamentos de proteção”, comenta Toledo.

O biomédico que possui ampla especialização e experiência internacional, Henrique Silveira, apresentou aos presentes que 40% dos pacientes com câncer que são atendidos no Hospital de Barretos são do ambiente rural. “O projeto de prevenção que estamos desenvolvendo, visa diminuir o uso de agrotóxicos no campo, mapear quais são os produtos mais utilizados e avaliar os efeitos genéticos nos trabalhadores que estão expostos”, explica o biomédico.

A diretora do DMS (Departamento Municipal de Saúde), participou do evento e ressaltou a importância de se buscar mais parcerias, entre elas, as cooperativas da cidade como Coopercitrus, Credicitrus, entre outras. “Trata-se de um ótimo trabalho, que pode ser utilizado para protocolos e pesquisas na prevenção ao câncer. E a presença das cooperativas agrícolas e médicas são fundamentais, pois elas possuem histórias de sucesso. E a cidade a longo prazo terá grandes resultados. A Saúde sempre investirá na prevenção”, enfatiza a diretora do DMS.

Segundo o vice presidente da Câmara Municipal, Fernando Piffer, que durante o evento representou o prefeito, Fernando Galvão, afirmou a importância da Saúde que entende a prevenção sempre como o melhor caminho.

O produtor rural, Pedro Bertolami, acredita que o tema deva ser amplamente debatido em toda a sociedade. Pois, atualmente em qualquer empreendimento é necessário buscar o equilíbrio, trabalhando de forma consciente.

O produtor rural, Hugo Turchetto, que já desenvolve a produção de hortaliças orgânicas e divulga essa cultura, afirma que essa iniciativa esclarece muitas dúvidas, pois esses agrotóxicos além de envenenar as pessoas, contaminam as águas.

O CEREST funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e fica localizado dentro do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira. Informações pelo telefone (17) 3342-7960.