Qui, Maio
Quarta, 30 Agosto 2017 05:24

Prefeitura iniciará Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural

Prefeitura iniciará Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Os funcionários da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, a partir do dia 11 de setembro, iniciarão a imunização de cães e gatos da zona rural

A Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, finalizou no sábado (26/08) e domingo (27/08) em 16 postos de vacinação, a fase urbana da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Foram vacinados 10.265 animais, sendo 9.141 cães e 1.124 gatos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, a população colaborou muito com a campanha, e divulgou a importância de imunizar os animais de estimação contra a raiva. “Em todos os pontos de vacinação disponibilizados, foram vacinados grande número de animais. Essa iniciativa demonstra que os bebedourenses compreenderam que manter a saúde dos animais, além de ser um ato de amor, é questão de saúde pública”, observa Melanda.

E quem ainda não imunizou seu animal de estimação, a Vigilância Epidemiológica, até o dia 15 de setembro, aplicará as vacinas na sede do setor, localizada na Rua Equador nº 155, Jardim Sanderson, das 8h às 14h.

Devem ser vacinados animais acima dos três meses de idade, incluindo gestantes. Não podendo receber a imunização animais que estejam doentes. Informações pelo telefone (17) 3343-7799.

Conheça a doença: A raiva é uma doença incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos, sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Sintomas da Raiva em cães: A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal, sendo a última a sua forma mais rara e agressiva, que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 3 dias.

Sintomas da Raiva em gatos: Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia, os levando a morte em cerca de dez dias após sua contaminação.