Qui, Maio
Quarta, 06 Setembro 2017 09:42

Prefeitura iniciará Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural na segunda-feira (11) Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

Na zona urbana a campanha já imunizou 10.265 animais, sendo 9.141 cães e 1.124 gatos

A Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, iniciará a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, na zona rural. A imunização terá início na segunda-feira, (11/09).

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, até o momento os animais dos distritos e da zona urbana, receberam a vacina que é fundamental para manter a saúde além de garantir a saúde pública. “Os bebedourenses colaboraram muito com essa campanha, e tenho certeza que na zona rural, conseguiremos ótimos resultados”, afirma Melanda.

Quem ainda não imunizou seu animal de estimação, a Vigilância Epidemiológica, até o dia 15 de setembro, aplicará as vacinas na sede do setor, localizada na Rua Equador nº 155, Jardim Sanderson, das 8h às 14h.

Devem ser vacinados animais acima dos três meses de idade, incluindo gestantes. Não podendo receber a imunização animais que estejam doentes. Informações pelo telefone (17) 3343-7799.

Conheça a doença: A raiva é uma doença incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos, sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Sintomas da Raiva em cães: A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal, sendo a última a sua forma mais rara e agressiva, que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 3 dias.

Sintomas da Raiva em gatos: Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia, os levando a morte em cerca de dez dias após sua contaminação.