Qui, Maio
Quarta, 06 Setembro 2017 11:45

Fórum de Logística é prestigiado

Fórum de Logística é prestigiado Foto: Assessoria Municipal de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

A reativação do ramal ferroviário Pradópolis/Colômbia depende apenas da autorização de concessão dada pela União a Rumo Logística. A malha férrea paulista foi assunto no 3º Fórum de Logística, ocorrido na noite de quinta-feira (31/8), no Sindicato Rural de Bebedouro, reunindo empresários, autoridades locais e regionais, os deputados estaduais Marco Vinholi, Reinaldo Alguz e Itamar Borges, e o secretário-chefe da Casa Civil Samuel Moreira, representando o governador Geraldo Alckmin.

“Impactos da Renovação da Malha Paulista e a Reativação do Ramal Ferroviário” foi o tema do encontro que teve a explanação de Guilherme Penin, diretor Regulatório e Institucional da Rumo, lembrando que a empresa já investiu nos últimos dois anos, quase R$ 2 bilhões na ampliação da capacidade dos corredores ferroviários do Estado de São Paulo. “A produção de grãos não para de crescer e a malha ferroviária precisa acompanhar esta evolução (...). O ramal que passa por Bebedouro para nós é de fundamental importância”, disse Penin.

A RUMO tem planos de investir na malha paulista R$ 5 bilhões, aumentando sua capacidade da linha tronco de 30 milhões de toneladas/ano para 75 milhões de toneladas/ano. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, o governo Alckmin tem interesse na reativação da malha paulista. “Tem que funcionar as ferrovias que ficaram para trás por conta das concessões que agora estão sendo revistas. Queremos que funcione e gere movimento para as pessoas (...). Nosso empenho agora é para que todos juntos forcemos a efetivação”, ponderou Moreira.

Para o prefeito de Bebedouro, o município tem potencial econômico e do agronegócio, além de localização estratégica para que seja escolhido para a construção do porto seco. Os pronunciamentos do presidente da Guarani, Tereos Açúcar e Energia Brasil, Jacyr Costa Filho e do diretor da Granol Valter Torres reforçaram Bebedouro como polo logístico regional e os benefícios que a ferrovia trará para o transporte de cargas.