Sáb, Abr
Quarta, 20 Setembro 2017 05:30

Enfermeiros do DMS participam de curso de aprimoramento para o JORI

Para garantir ainda melhor atendimento à população e em especial aos atletas da Terceira Idade que estarão competindo dos dias 20 a 24 de setembro, na 21ª Edição dos JORI (Jogos Regionais do Idoso), enfermeiros e técnicos de enfermagem do Departamento Municipal de Saúde (DMS), participaram de um treinamento para aprimorarem as técnicas de primeiro atendimento. O aprimoramento foi realizado nesta terça-feira, (19/09) por médicos do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Barretos, no IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro- Victório Cardassi).

Os profissionais tiveram acesso aos treinamentos básicos de imobilização, pranchamento, recuperação cardiovascular, entre outras técnicas práticas, que antecedem o atendimento feito pelos médicos. “Essas técnicas devem ser praticadas constantemente e esses enfermeiros, devem buscar contínuo aprimoramento, especialmente para a Terceira Idade, pois a fisiologia do idoso é mais delicada, podendo ocorrer lesões com mais facilidade”, explica o médico de Emergência do SAMU de Barretos, Márcio Scuoteguazza Filho.

A equipe que fará atendimento de Urgência e Emergência do JORI conta com profissionais de saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e dentistas. “Como uma inovação estão entre os integrantes da equipe, fisioterapeutas e dentistas para atender de forma mais completa os atletas da Terceira Idade que estarão em Bebedouro" diz a diretora do DMS, Sonia Junqueira.

A técnica de enfermagem, Cibele Maria Cananeia, trabalha na área há 25 anos, atualmente exerce a função na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e na Unidade de Saúde localizada no bairro Residencial Pedro Paschoal, enxergando em mais esse treinamento a oportunidade de aprimoramento.