Seg, Maio
Quarta, 04 Outubro 2017 05:20

Prefeitura inicia 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho

A 3ª SIPAT terá continuidade na quarta e quinta-feira (04 e 05/10), a partir das 8h

A Prefeitura, por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), deu início a 3ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho). A abertura oficial foi realizada nesta terça-feira, (03/10), no Centro de Convenções Leopoldo Pinto Uchoa (Tancredão).

O engenheiro de segurança do trabalho, Marcel Ivan Medeiros, conta que o evento tem como objetivo instruir os funcionários municipais de todos os setores sobre como melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho, através de diálogos, dinâmicas de grupo e palestras. “Dentro dos serviços prestados, existem áreas que oferecem mais riscos. No entanto, todos os profissionais merecem atenção, pois os problemas se manifestam tanto fisicamente como psicologicamente”, explica o engenheiro de segurança do trabalho.

Durante a apresentação do tema “Alcoolismo e Tabagismo”, a psicóloga, Renata Seren, comenta que apesar de muitos associarem seus efeitos a curto prazo, poucos tem a consciência dos efeitos a médio e longo prazo. “O consumo dessas substâncias afetam tanto o corpo quanto o psicológico, prejudicando não somente o rendimento do trabalho, mas também afetando a vida social da pessoa”, observa à psicóloga.

A fisioterapeuta, Ana Paula Gonçalves Palharini, abordou o tema Fisioterapia Preventiva, ressaltando que tanto os ambientes de trabalho, como os profissionais, devem evitar essas lesões, através de medidas simples. Sendo mais fácil prevenir lesões do que submeter o trabalhador a algum tratamento.

A diretora do DMS (Departamento Municipal de Saúde), Sônia Junqueira Franco, ressaltou a importância do apoio de diversos segmentos dentro do tema que é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Nossos funcionários precisam estar em plena condição de saúde, para que consigam executar suas funções. O DMS constantemente apoiará essas ações”, afirma a diretora do DMS.

Confira a programação

Quarta-feira (04/10)
8h: DST- Doença Sexualmente Transmissível.
9h40 - Noções de Segurança do Trabalho.

Quinta-feira (05/10)
8h: Direitos e Deveres do Servidor.
9h40 - Palestra Motivacional.