Qui, Maio
Sexta, 06 Outubro 2017 05:19

Alunos do Projeto Guri se apresentam com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto no domingo (08/10)

A Orquestra de Câmara do Projeto Guri de Bebedouro foi formada no mês de janeiro de 2016 e já realizou várias apresentações. A apresentação faz parte do projeto EmCena

A Orquestra de Câmara do Projeto Guri de Bebedouro se apresentará juntamente com a OSRP (Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto) no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. A apresentação será realizada no domingo (08/10), às 10h30, sendo gratuita e aberta ao público.

Estarão presentes no evento os representantes do Projeto Guri das cidades de Franca, Batatais, Orlândia, Sertãozinho, Jaboticabal e Monte Azul Paulista.

Segundo a coordenadora do Projeto Guri, Simone Aguiar, a Orquestra de Câmara, composta por 22 alunos, apresentará temas clássicos tocando violino, viola, contrabaixo sinfônico e violoncelo. “Nossos alunos estão muito animados com essa participação, sendo uma oportunidade única de ampliar a experiência e garantir visibilidade regional”, comenta a coordenadora.

Projeto Guri: Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela organização Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo ficam por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

EmCena: Com o intuito de aproximar as diferentes culturas que existem no Estado de São Paulo, o Projeto Guri promove anualmente o EmCena, reunindo alunos de diversos municípios de determinada regional administrativa (Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba). Normalmente, os encontros EmCena são focados no seguimento percussão, sopro, canto coral, entre outros e contam também com atividades de integração musical. Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no Projeto Guri e a regência fica por conta dos educadores que atuam junto às crianças e adolescentes.

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi fundada em 1921 e conta uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1938 por músicos e abnegados, desde então, a Orquestra funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.