Sáb, Maio
Sexta, 01 Dezembro 2017 06:08

Prefeitura apoia ações de prevenção ao suicídio

Segundo o psiquiatra para evitar que algum problema leve o indivíduo ao suicídio é necessário eliminar a causa dos problemas

Diante dos casos de suicídios noticiados e com o objetivo de evitar que esses números continuem aumentando, a Prefeitura em apoio à prevenção aderiu o reforço à conscientização do “Setembro Amarelo” com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e mundo.

Dentro do tema o médico psiquiatra que atende no CAPS (Centro de Assistência Psicosocial) de Bebedouro, Rubens Carlos Martucci, observa que os casos de suicídio geralmente possuem suas causas ligadas aos fatores socioeconômicos, culturais, familiares, sexuais e morais além de também serem desencadeados através de doenças como depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia quando não tratadas. “Estima-se que atualmente ocorra no mundo uma morte por suicídio a cada 40 segundos. Sendo possível que esse tempo diminua ainda mais. No entanto, observa-se que nos países de primeiro mundo a maior parte suicídios ocorre por valores morais. Já nos países de terceiro mundo, essas causas estão mais ligadas às doenças psiquiátricas. Sendo muito importante que as pessoas deixem de lado os preconceitos e procurem ajuda médica”, comenta o psiquiatra.

Segundo o médico, todo suicida de alguma forma deixa sinais indiretos, que não conseguem ser compreendidos por quem convive com a pessoa. Pois surgem em forma de palavras em tom de brincadeira ou deixando algumas recomendações. “É necessário ficar atento aos sinais deixados, pois o suicídio ocorre em segundos, mesmo que aparentemente a pessoa tenha uma vida social ativa”, explica.

No Brasil quem necessita de ajuda pode entrar em contato com a CVV (Centro de Valorização da Vida), através do número 141 ou acessar o site www.cvv.org.br.