Sex, Abr
Quinta, 07 Dezembro 2017 06:11

SAAEB finaliza a manutenção do Poço Profundo

O SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro) finalizou a troca da bomba do Poço Profundo responsável pelo abastecimento de água do setor norte da cidade.

Segundo o diretor do SAAEB, Gilmar Feltrim, a limpeza teve início no dia 24 de novembro, e foi finalizada na terça-feira (05/12), cumprindo o cronograma estabelecido. Durante os trabalhos, destacam-se a retirada da bomba e a limpeza química do poço. Não sendo necessária a interrupção do abastecimento da água, mesmo tendo sido levantada essa possibilidade e a população ter sido alertada com antecedência, pois, durante a limpeza toda a cidade foi abastecida pela ETA 1 e 2, e a população colaborou não desperdiçando água. “Os serviços foram finalizados antes do prazo previsto e recuperamos a vasão do poço para 152 metros cúbicos por hora. Agora temos a certeza que a água possui ainda melhor qualidade e conseguirá abastecer toda a cidade”, afirma Feltrim.

A manutenção de urgência foi necessária, pois a bomba que fica instalada a 230 metros de profundidade, apresentava aumento da temperatura do motor e reduzia a vazão de captação em 50% devido à obstrução, com risco da paralização total do abastecimento de água. O presidente da Câmara, vereador Chanel, acompanhou os trabalhos da limpeza e manutenção do poço profundo.

Relatório final de serviços

Dia 24/11- 7h às 19h - chegada da equipe, descarregamento dos materiais e equipamentos com guincho, e retirada da tubulação e instalação da bomba de execução da filmagem.

Dia 25/11- 7h às 19h - descida da coluna de hastes para injeção de produtos químicos.

Dia 26/11- 7h às 12h - injeção de solução química para remoção de carbonato de cálcio. Das 12h às 19h, retirada da coluna de hastes.

Dia 27/11- 7h às 12h - descida da coluna de hastes com pistão duplo de borracha e escova de aço. Das 11h às 21h utilização da escova e pistoneamento.

Dia 28/11- Injeção de solução química.

Dia 29/11- 7h às 15h - escovamento e pistoneamento das seções filtrantes. Das 15h às 19h retirada da coluna de hastes.

Dia 30/11- descida da coluna de hastes para início da limpeza.

Dia 01/12- 8h30 às 13h - retirada da coluna de hastes.

Dia 02/12- 7h às 16h - descida da tubulação e bomba submersa para limpeza do poço.

Dia 03/12- 0h às 14h30 - limpeza e testes de vazão e recuperação de nível.

Dia 04/12- 7h às 0h - bombeamento e funcionamento da bomba.

Dia 05/12- 0h às 13h - fechamento do dreno e abastecimento do reservatório.