Sex, Maio
Sexta, 08 Dezembro 2017 12:47

Tracbel realiza formatura do “Projeto Profissionalizar”

A direção da Tracbel realizou na noite de quinta-feira (07/12), no anfiteatro da UNIFAFIBE, a formatura dos 12 alunos do curso de Auxiliar de Mecânica de Manutenção – Mecatrônica - do “Projeto Profissionalizar”, que visa a qualificação profissional de jovens em situação de risco social.

Idealizado por Mara Rocha (falecida), esposa do proprietário da empresa Luiz Gonzaga, o Profissionalizar já formou 570 jovens, com 80% de aproveitamento no mercado de trabalho, em 22 anos de atuação. Bebedouro é a primeira cidade a receber o projeto fora de Minas Gerais, sede da Tracbel.

Falando em nome de José Francisco dos Santos, paraninfo da 23ª Turma, Rafael Carminati falou aos jovens que o momento era de conquistas. “Sejam criativos, multifuncionais, não deixem de buscar o aprendizado e o aplique no dia a dia, conciliem a vida profissional com a familiar, lutem por suas ideias, sigam sua intuição e se apaixonem pelo que fazem”, refletiu.

Para Luiz Gonzaga, fundador da empresa, Bebedouro é um mercado importante, sendo a primeira cidade a ter uma filial da Tracbel no Estado de São Paulo. “Todos precisam desta experiência que trazemos, de formar jovens em auxiliar de mecatrônica e ao mesmo tempo investir em cidadania, Bebedouro sempre foi uma cidade importante para nós e quero agradecer todo o apoio da Prefeitura, das pessoas que colaboraram conosco para estar com a escola aqui”, frisou.

Os pais de Vitor Hugo da Silva Santos, um dos formandos, Valdecir e Valdete estavam satisfeitos. “É muito orgulho, outras empresas deveriam fazer o que a Tracbel está fazendo”, disse Valdecir Santos. A mãe espera que os jovens aproveitem a oportunidade que o curso proporciona.

Wesley Augusto da Silva foi o aluno destaque da turma e ganhou uma viagem para Curitiba, para conhecer a sede da Volvo no Brasil. “Foi uma excelente experiência, gostei demais. Primeiro que não imaginava mexer nesta área e hoje gosto bastante”, contou.

A importância do curso é mostrada por Rafael Gomes Vieira, participante da 9º turma. Funcionário da Tracbel, começou como auxiliar de mecânica há 16 anos e hoje é gerente regional de pós-venda atendendo aos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. “Fui contratado após o curso e dentro da Tracbel tive uma transformação de vida. A Tracbel foi um divisor de águas na minha vida, principalmente após o curso”, reforçou.

O diretor de Desenvolvimento Econômico do município, Lucas Serem, representou o prefeito Fernando Galvão e recebeu uma placa de agradecimento pelo empenho para que o projeto foi realizado em Bebedouro. “O projeto deu a esses meninos muito mais do que a formação técnica, mas também uma formação humano, profissional, ética e moral”, definiu.

O empresário Roberto Campanelli, que estava à frente do departamento de Desenvolvimento, quando a Tracbel idealizou a nova sede, estava satisfeito com a realização do curso. “Ver os jovens se graduando, a postura, as declarações do aprendizado, do que foi a convivência durante o ano é a certeza que este curso realmente teve grande significado na vida deles”, concluiu.