Ter, Abr
Quinta, 08 Fevereiro 2018 16:14

Departamento de Saúde investe na prevenção e controle do vírus da Aids

O Departamento Municipal de Saúde, constantemente investe na prevenção em saúde, e para isso, disponibiliza gratuitamente medicamentos para portadores do vírus da Aids, e distribuição de preservativos através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo informações por parte da Vigilância em Saúde, até a quinta-feira (08/02) foram notificados em Bebedouro, 05 casos de pessoas diagnosticadas com o vírus da Aids. Durante todo o ano de 2017, o setor registrou 49 casos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Iara Luz, o público masculino é o maior responsável por esse aumento. “No entanto, esses números estão relacionados a pessoas que não possuem parceiros fixos, fazem sexo sem proteção e que aliam a prática do sexo com o uso de drogas. Doença que também vem atingindo homens idosos, que nunca tiveram o hábito de utilizarem preservativos”, comenta a coordenadora da Vigilância em Saúde.

O Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira e as Unidades de Saúde, atuam para evitar que a doença se prolifere, disponibilizando gratuitamente o preservativo masculino e feminino. E nos casos em que a pessoa já tenha contraído o vírus da Aids, o Hospital Municipal oferece serviços como acolhimento psicológico e medicamentos.

A doença: Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. Ela é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico e sua gravidade. A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de prejudicar o sistema imune normal.

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Informações pelo telefone (17) 3344-8100.