Ter, Abr
Sexta, 23 Fevereiro 2018 08:23

Exames preventivos ao câncer têm início em março

Tem início em 12 de março e se estende até 26 de maio, o programa de rastreamento de câncer realizado pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Saúde (DMS) e Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII, que disponibiliza exames de mamografia, Papanicolau, colo e reto (FIT) e de boca, com o objetivo de diagnóstico precoce.

Os agendamentos devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) próxima a residência do munícipe, com a cópia do cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência. Os exames serão realizados das 7h às 21h, gratuitamente.

“Os agendamentos já estão sendo feitos, pedimos que as pessoas compareçam as unidades. Este ano temos a disposição 3.376 mamografias e 4.800 papanicolaus. Mulher e Homem vão fazer o exame de colo e reto e de boca. O nome já diz: é um rastreamento, se detectada a doença no início é muito mais fácil o tratamento, a cura”, diz a enfermeira do DMS, Rosana Terezinha Tostes Milani.

Quem pode fazer os exames
- Mamografia - mulheres entre 40 e 50 anos- exame anual e entre 51 a 69 anos – exames a cada dois anos
- Papanicolau - mulheres entre 25 e 64 anos
- Colón e Reto (FIT) - homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos – sem histórico familiar de câncer de colorretal e que não tenha sido submetido a colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos.

A enfermeira Rosana lembra que as pessoas que realizaram o exame de colón em 2017, deve repeti-lo pelos próximos cinco anos.
- Boca – homens e mulheres a partir dos 40 anos, que fumam ou bebem ou que tenham abandonado estes hábitos há pelo menos 10 anos.

Carreata
No dia 5 de março, a partir das 9h, com saída do DMS haverá carreata passando por todos os setores da cidade chamando a atenção da população para o agendamento dos exames.

Rosa do Bem
A Caminhada Rosa do Bem acontece no dia 24 de março (sábado), a partir das 8h, com concentração em frente à prefeitura, passando pelo comércio local e finalizando o percurso na concha acústica.