Sex, Maio
Segunda, 26 Março 2018 05:12

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de atividades de campo no Dia Mundial da Água

O SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro) em parceria com a Prefeitura por meio da SEMEB (Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro) realizou na tarde da quinta-feira (22/03), Dia Mundial da Água, a recuperação de uma nascente e visita técnica na Estação de Tratamento de Água com alunos do 4º ano da EMEB Lellis do Amaral Campos.

As visitas acontecem até o dia 10 de abril e fazem parte do projeto de recuperação de nascentes “Água Viva”. Também participam das visitas alunos das escolas EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer, EMEB Octávio Guimarães de Toledo, EMEB Octávio Guimarães de Toledo, EMEB João Pereira Pinho, EMEF Yolanda Carolina Giglio Villela e EMEB Paulo Rezende.

Segundo o biólogo, Alessandro Fernandez, é importante que os alunos tenham consciência de todo o processo de tratamento da água. “Nesse Dia Mundial da Água estamos trabalhamos com o plantio de árvores na nascente e visita na Estação de Tratamento, assim as crianças podem acompanhar todo o procedimento” afirma.

Para a professora do 4º ano da escola Lellis, essa é uma oportunidade única para muitas crianças. “A maioria das nossas crianças não tem a oportunidade de uma visita como esta em nenhuma outra ocasião”.

Os trabalhos desenvolvidos dentro de sala de aula são demonstrados na prática com essas ações. “Nós já vínhamos trabalhando a questão de maneiras diferentes dentro da sala e agora podem ver na prática como todo o processo acontece isso é muito importante para o aprendizado” finaliza.

Para o estudante de 9 anos, Igor Aparecido, a Estação de Tratamento despertou muita curiosidade. “Eu não sabia de muita coisa que vi aqui hoje, como alguns processos que acontecem com a água antes dela chegar à nossa casa” explica.

Para o diretor do SAAEB, Gilmar Feltrin, essa é uma ação muito importante, principalmente para as crianças. “Tivemos a grata satisfação de no Dia Mundial da Água recuperarmos uma nascente dentro do Projeto Água Viva, esse é um marco para Bebedouro, porque procuramos desenvolver as crianças nas escolas e com o tempo terão essa lembrança de contribuir com o Meio Ambiente de nossa cidade”, afirma.

Projeto Água Viva
O projeto é modelo para o Estado de São Paulo, sendo o primeiro a ser desenvolvido para a recuperação de nascentes. O projeto tem a finalidade de vitalizar as microbacias hidrográficas dos córregos do Retiro e da Consulta, Bacia hidrográfica do Baixo Pardo Grande, usadas como mananciais de abastecimento, para que possa produzir maior quantidade de água nos períodos de seca e melhor qualidade ao longo de todo o ano através do gerenciamento, diagnóstico e recuperação ambiental das áreas de preservação permanente.

A proposta é orientar os agricultores sobre as boas práticas de proteção e recuperação de nascentes nas pequenas propriedades rurais. Alertar a populações e os agricultores para as doenças de veiculação hídrica e para a importância da manutenção das fossas sépticas já existentes na proteção da água de consumo e incentivar a agricultura alternativa de menor impacto como a agricultura orgânica e os sistemas agroflorestais.

As ações do projeto contemplam
-Mapeamento das nascentes do córrego do Retiro e do córrego da Consulta
-Diagnóstico das nascentes do córrego do Retiro e do córrego da Consulta
-Recuperação ambiental e proteção das nascentes do córrego do Retiro e do córrego da Consulta
-Monitoramento das nascentes do córrego do Retiro e do córrego da Consulta e implantação de espaço educativo do “Projeto Água Viva” para conscientização de agricultores e alunos.