Sáb, Maio
Quinta, 29 Março 2018 05:52

Certificado Internacional de Vacinação será emitido em Bebedouro

Centro de Orientação do Viajante atenderá população no Hospital Municipal

Inaugurado na terça-feira (27/03), o Centro de Orientação ao Viajante que emitirá o Certificado Internacional de Vacinação, no Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, no setor de Vigilância Epidemiológica.

Dos 645 municípios do estado de São Paulo, apenas 32 estão credenciados pela ANVISA para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), e Bebedouro passa a ser uma dessas cidades, uma conquista que contou com todo empenho do Deputado Federal, Samuel Moreira.

Vários países exigem a apresentação deste certificado aos visitantes, sendo Austrália, Egito, China, entre outros. A lista é sempre atualizada pelo Ministério da Saúde.

Na última quinta-feira (22/03), a equipe chefiada pela Dra. Iara Luz participou de um treinamento específico na cidade de Campinas, para a abertura do Centro de Orientação do Viajante em Bebedouro. Antes, o serviço só era oferecido em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Carlos.

O cadastro é realizado online e para fazer o documento é necessário agendar dia e horário, apresentar a tradicional carteirinha de vacinação do município e carteira de identidade com foto.

Dra. Iara Luz fala do novo serviço que será oferecido gratuitamente à população. "É uma sala que atenderá pessoas de todos lugares, principalmente da nossa região, algumas vezes as pessoas precisam viajar com pressa e os agendamentos têm datas muito longas da necessidade das pessoas. Estamos aqui trabalhando para ajudar, e isso tudo é muito importante para o município".

O vereador Dr. Fernando Piffer enaltece a importância de mais uma conquista para a cidade. "Isso é a realização de um sonho antigo da equipe de Vigilância e de todos os agentes de turismo na nossa região, dado a dificuldade de se emitir essa carteira internacional, já que as filas em Rio Preto e Ribeirão são tão grandes. Essa é mais uma conquista para Bebedouro, graças ao dinamismo do Deputado Federal Samuel Moreira (PSDB) e do assessor Lucas Chioda, que sempre atendem nossa cidade".

A secretária de saúde do município, Dra. Sônia Junqueira, representando o prefeito municipal, Fernando Galvão, na inauguração, destaca o empenho e importância do trabalho em equipe. "É uma grande conquista de toda a equipe, é mais um benefício para a população por meio do Departamento Municipal de Saúde".

A cerimônia contou com a participação do vereador Silvio Delfino e dos representantes dos vereadores, Sebastiana Tavares e Professor Jorge além dos representantes de agências de viagens de Bebedouro e região.

Informações pelo telefone (17) 3344 8100.