Sex, Maio
Quarta, 11 Abril 2018 07:30

Departamento de Saúde registra novos casos de AIDS em 2018

Números abrangem cidades da região atendidas em Bebedouro

O Departamento Municipal de Saúde (DMS), constantemente investe na prevenção em saúde, e disponibiliza gratuitamente medicamentos para portadores do vírus da Aids, além da distribuição de preservativos através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, em 2017, o setor registrou 49 casos de AIDS, sendo 32 em Bebedouro, e os demais em cidades da região atendidas no município. Até março deste ano, foram 7 casos confirmados, sendo 3 em Bebedouro.

O Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira e as Unidades de Saúde, atuam para evitar que a doença se prolifere, disponibilizando gratuitamente o preservativo masculino e feminino. E nos casos em que a pessoa já tenha contraído o vírus da Aids, o Hospital Municipal oferece serviços como acolhimento psicológico e medicamentos.

A doença: Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. Ela é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico e sua gravidade. A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microrganismos que normalmente não são capazes de prejudicar o sistema imune normal.

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Informações pelo telefone (17) 3344-8100.