Sáb, Maio
Quinta, 14 Junho 2018 10:47

Vetores e Zoonoses realiza treinamento regional

O “1º ciclo de aperfeiçoamento profissional em saúde pública” foi realizado pela A ROGAMA – Grupo Neogen, ATOM Brasil Participações Ltda e Guarany – Tradição e Inovação em parceria com a Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses. O evento contou com representantes de 32 cidades da região, na quarta-feira (13/06), no Hotel Real Palace.

O evento teve como objetivo apresentar aos coordenadores, gestores e secretários as novas técnicas de combate às arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, Zika, febre chikungunya e febre amarela. Também sendo debatidos temas como controle de escorpiões e raticidas.

Segundo a diretora do DMS (Departamento Municipal de Saúde), Sônia Junqueira Franco - que representou o prefeito, Fernando Galvão - o encontro é fundamental para a troca de experiências elevando o nome do município em toda a região. “Estamos em alerta máximo contra o Aedes Aegypti, para assegurar a saúde da população. A Prefeitura realiza todas as formas de prevenção, porém precisamos da ajuda de todos, pois se trata de uma situação de saúde pública”, enfatiza a diretora do DMS.

A coordenadora do setor de Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, informou ser fundamental que estes setores desenvolvam suas técnicas para a concretização de resultados mais efetivos. “O mosquito tem uma rápida adaptação, portanto, é necessário além dos serviços oferecidos pelos departamentos responsáveis como bloqueios em todos os setores da cidade, orientações à população. No entanto, é fundamental que a população também faça sua parte. Sendo os locais onde mais se encontram criadouros do mosquito nas residências bebedouros de animais, ralos externos e internos, tambores entre outros”, explica a coordenadora do setor de Vetores e Zoonoses.

Na ocasião um dos representantes da empresa ATOM Brasil Participações Ltda, Alexandre José Geraldo, esse contato com os representantes das prefeituras da região, são muito importantes, pois além de utilizarem os produtos comercializados pela empresa, tornam-se grandes parceiros. “Um dos nossos objetivos é capacitar os agentes públicos para conseguir dos produtos o melhor resultado”, comenta.

Para o coordenador de Controle e Vetores de Taquaritinga, Fabricio Fernando Araújo, o aperfeiçoamento constante é fundamental, principalmente quando envolve a utilização de inseticidas.