Qui, Abr
Quinta, 12 Julho 2018 15:34

Agentes de saúde participam de curso de aprimoramento

A próxima fase de diálogos será realizada na terça-feira (17/07), no Hospital Municipal, a partir das 8h

O Departamento Municipal de Saúde (DMS), através da Vigilância Epidemiológica de Bebedouro e Vigilância Epidemiológica de Barretos, realizaram um diálogo entre os agentes comunitários de saúde, com o objetivo de melhor capacitar os serviços prestados à população e reforçar a necessidade da imunização contra doenças, como Sarampo e Poliomielite. Os diálogos foram realizados nesta quarta-feira (11/07), na sala de reuniões do Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira.

Segundo a diretora técnica do grupo de Vigilância Epidemiológica Regional de Barretos, Carla Penha Andrade, essa ação é fundamental, pois doenças como o Sarampo e a Poliomielite, ressurgiram devido à diminuição da aplicação das vacinas em crianças. “Entre as questões levantadas pelos agentes o grande problema está na falta de consciência por parte dos responsáveis pelas crianças, que muitas vezes não as levam para serem imunizadas devido boatos de que as vacinas não são confiáveis”, explica a diretora técnica.

A coordenadora da Atenção Básica, Maristela Campanelli, enfatiza que esses encontros são a oportunidade dos profissionais trocarem experiências e chegarem às conclusões que possam ser colocadas em prática, conseguindo atingir as metas de vacinação da população. “Dentro dessa questão o retorno do Sarampo e da Poliomielite são os mais preocupantes. Por isso, a importância de diálogos e ações constantes para eliminar essas doenças”, diz a coordenadora.

A agente comunitária de saúde, Kemilly Leal dos Santos, absorveu o máximo de informações e já colocarão em prática os novos conhecimentos. “Iniciei essa roda de diálogos com muitas dúvidas e todas foram respondidas. Agora será ainda mais fácil orientar a população”.

Todos os postos de saúde e Vigilância Epidemiológica disponibilizam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, todas as vacinas destinadas para crianças, adultos e idosos.