Ter, Maio
Quarta, 01 Agosto 2018 05:19

Hospital Municipal conta com aparelho de Laparoscopia

O Departamento Municipal de Saúde, já conta com um aparelho Laparoscópio, para a realização de exames e cirurgias de videolaparoscopia para o atendimento dos pacientes que utilizam o serviço de saúde pública, no Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira, por meio do SUS -Sistema Único de Saúde.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica do Departamento de Saúde, Maristela Campanelli, para que o aparelho possa ser utilizado, já foi iniciado o processo de cadastramento junto ao Ministério da Saúde. “No primeiro momento estamos reunindo a documentação necessária, para depois seguir com os demais tramites legais. Não sendo possível sua operacionalização de imediato sem essas autorizações”, explica à coordenadora.

O aparelho foi conquistado através da intermediação dos vereadores, Paulo Bola e Mariângela Mussolini.

Exame: A laparoscopia consiste em um método onde o médico realiza uma pequena incisão na região a ser examinada ou tratada, por onde introduz o laparoscópio, que consiste em um fino tubo de fibras óticas, através do qual pode visualizar os órgãos internos e fazer intervenções diagnósticas ou terapêuticas.

Esta técnica tem a vantagem de ser minimamente invasiva e ocasionar um menor trauma cirúrgico, menos sangramento intraoperatório, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e retorno mais cedo às atividades habituais e ao trabalho, além de menores cicatrizes.

Ela reduz a taxa de infecções e a ocorrência de aderências pós-operatórias e também pode ser utilizada em outros tipos de cirurgias, como em operações nas articulações e principalmente em cirurgias no joelho.

Além dessas, praticamente em todas as cirurgias ginecológicas (cistos de ovário, dilatação das trompas, torção de ovário, gravidez ectópica) e urológicas podem ser realizadas por laparoscopia.