Ter, Maio
Quinta, 16 Agosto 2018 05:29

Unidades de Saúde de Bebedouro recebem aparelhos oxímetro de dedo

O Departamento Municipal de Saúde (DMS), conta agora com aparelhos oxímetros portáteis de dedo que estão disponíveis para a utilização da população nas Unidades de Saúde.

Bebedouro foi contemplada por atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, entre eles, equipar as unidades, melhorias na infraestrutura, instalações adequadas às equipes de atenção básica para o melhor desempenho de suas ações beneficiando a saúde da população. Já receberam os oxímetros, as unidades, ESF Dr. Moacyr Caldeira (Centro), ESF Dr. Petrônio Stamato Reiff (Residencial Pedro Paschoal), ESF Dr. Ricardo Dias de Toledo (Jardim Sanderson).

Segundo a diretora do departamento de saúde, Sônia Junqueira Franco, as Unidades de Saúde de Bebedouro, foram contempladas com esses aparelhos como forma de premiação pela conclusão de alguns critérios dos Postos de Saúde. “Ainda receberemos mais quatro oxímetros que serão instalados nas Unidades do Jardim São Carlos e do Distrito de Turvínia. Conquistas que demonstram grande melhoria na saúde municipal”, afirma a diretora.

Oxímetro:  O Oxímetro de dedo é indicado para monitorar, de maneira rápida, segura e eficaz, os níveis de saturação de oxigênio no sangue e a frequência cardíaca. Com o oxímetro de dedo, é possível medir o quanto de oxigênio o sangue do paciente está transportando.

Quem sofre de doenças respiratórias, fibrose pulmonar, embolia pulmonar, câncer de pulmão e insuficiência respiratória, geralmente, tem uma taxa de oxigênio no sangue menor do que a normal. E quando acontece uma queda de oxigenação, o corpo funciona mal, sobrecarregando o coração e o cérebro. Por isso é tão importante utilizar o oxímetro de pulso para monitorar a situação.