Ter, Maio
Quinta, 16 Agosto 2018 06:23

Hospital Municipal realiza primeira cirurgia de videolaparoscopia

O Departamento Municipal de Saúde de Bebedouro realizou sua primeira cirurgia utilizando o aparelho de videolaparoscopia. Essa cirurgia de vesícula feita pelo vídeo laparoscópio é menos invasiva garantindo recuperação mais rápida ao paciente.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Sônia Junqueira Franco, esta é mais uma grande conquista para o setor. “Essa é uma grande conquista para o município. Este aparelho possibilitará que as cirurgias ocorram com mais segurança, garantindo melhores resultados que beneficiam tanto pacientes e médicos”, afirma a diretora da Saúde.

Exame: A laparoscopia consiste em um método onde o médico realiza uma pequena incisão na região a ser examinada ou tratada, por onde introduz o laparoscópio, que consiste em um fino tubo de fibras óticas, através do qual pode visualizar os órgãos internos e fazer intervenções diagnósticas ou terapêuticas.

Esta técnica tem a vantagem de ser minimamente invasiva e ocasionar um menor trauma cirúrgico, menos sangramento intraoperatório, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e retorno mais cedo às atividades habituais e ao trabalho, além de menores cicatrizes.

Além dessas, praticamente em todas as cirurgias ginecológicas (cistos de ovário, dilatação das trompas, torção de ovário, gravidez ectópica) e urológicas podem ser realizadas por laparoscopia.

O aparelho foi conquistado através da intermediação dos vereadores, Paulo Bola e Mariângela Mussolini.