Qua, Abr
Terça, 18 Setembro 2018 05:34

Cerest Regional de Bebedouro finaliza 8ª Semana em Saúde do Trabalhador

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Regional de Bebedouro, por meio do DMS (Departamento Municipal de Saúde), realizou a 8ª Semana em Saúde do Trabalhador com o tema, Prevenção: Um ato de amor à vida. O evento foi realizado na quinta-feira (13/09), e sexta-feira (14/09), no Salão Requinte Eventos.

O coordenador do Cerest, Wilson Toledo, afirma que essas semanas já se tornaram tradições, pois, o setor conta com 12 funcionários e atende a demanda de 18 municípios, trabalhando com a prevenção, investigação e promoção da saúde dos trabalhadores. “O maior patrimônio de uma empresa é o ser humano, ou seja, seus funcionários. Mas essa responsabilidade também necessita que os trabalhadores façam sua parte e sigam as diretrizes estabelecidas. Pois, preservar a vida e a saúde, é muito melhor que gastar dinheiro para curar doenças”, comenta o coordenador.

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Sônia Junqueira, enfatizou que esta foi mais uma grandiosa oportunidade para conscientizar sobre a importância da saúde para a realização das atividades diárias. “Os profissionais que atuam no Cerest são extremamente qualificados e se esforçam ao máximo para ajudar no que for necessário. Para conquistar esses resultados, o Departamento de Saúde, desenvolve treinamentos voltados aos trabalhadores, visando um atendimento de alta qualidade”, diz a diretora do Departamento de Saúde.

Durante os dois dias de palestras, os presentes tiveram a oportunidade de absorverem conteúdos como “Saúde e Segurança do Trabalho- Impactos na Vida dos Trabalhadores da Saúde”; “Avaliação de Riscos e Conscientização do Câncer Ocupacional”; “Exposição Ocupacional ao Material Biológico- Avaliação e Condutas” e “História e Desafios da Saúde do Trabalhador no SUS. (Matriciamento em Saúde do Trabalhador).

Os Cerests promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest: estaduais e regionais. O objeto é promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. As atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a Atenção Básica - de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.