Qua, Maio
Quarta, 03 Outubro 2018 05:35

Escola Conrado Caldeira se destaca no Estado através do projeto ‘Baú dos Avós

O projeto interdisciplinar ‘Baú dos Avós: trabalhando a interdisciplinaridade’, desenvolvido dentro da EMEB Coronel Conrado Caldeira, foi selecionado como o melhor no Estado de Paulo, dentro do concurso nacional organizado pelo Ministério da Educação, ‘Prêmio Professores do Brasil’.

O projeto que vem sendo desenvolvido e aprimorado há aproximadamente 10 anos pela professora, Roselaine Galo, e demais educadoras, trabalha todo o conteúdo programático, ao mesmo tempo em que incentiva os alunos dos 2º anos do Ensino Fundamental, a buscarem a história de suas raízes familiares e retratarem dentro do projeto. “É muito interessante analisar o desenvolvimento dos alunos que aprofundaram o relacionamento familiar, despertando para a importância da pesquisa”, afirma a professora.

A próxima etapa a ser percorrida pelo projeto será a fase regional, onde concorrerá durante o mês de outubro com os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Caso classificado concorrerá à fase nacional.

O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. Ao longo das sucessivas edições foram premiadas diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.

Com objetivo de reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil, valorizando o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.

Dando visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros educadores e pelos sistemas de ensino. Estimulando a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular oferecendo uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.