Sex, Abr
Quarta, 17 Outubro 2018 05:07

Prefeitura e parceiros dão início as aulas do PEQ

As aulas serão realizadas durante o período de 40 dias, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e sábado das 7h30 às 12h30, sendo ministradas por três profissionais

A Prefeitura, por meio do Departamento de Promoção e Assistência Social, realizou a aula inaugural do PEQ (Programa Estadual de Qualificação), que oferece profissionalização para 90 alunos, através dos cursos de Assistente Administrativo, Técnico em Vendas, Atendente e Recepcionista. A aula foi realizada na segunda-feira (15/10), na EMEB Stélio Machado Loureiro.

O prefeito, Fernando Galvão, esteve na aula inaugural e parabenizou todos os alunos pelo esforço de buscarem o aprimoramento, enfatizando que essa é mais uma grande parceria que gera muitos benefícios para a população.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Bebedouro, José Baptista de Carvalho Neto, Chanel, observa que essa parceria com o prefeito, Fernando Galvão, vem gerando resultados. “Essas oportunidades não podem ser perdidas, e nossa expectativa é que as parcerias com a Prefeitura e demais lideranças políticas tenham continuidade. Pois, o mercado de trabalho tem vagas, mas precisa de pessoas qualificadas”, diz Chanel.

A professora, responsável pelo curso de Recepção e Atendimento, Renata Catalani Molezim, observa que seu segmento tem como ponto fundamental que é a estética no primeiro contato. “É muito importante a boa recepção para que a venda do produto tenha êxito. E a postura adequada é o primeiro contato que faz a diferença para que a pessoa seja selecionada para o mercado de trabalho e consiga se desenvolver dentro das empresas”, explica a professora.

O aluno do curso Auxiliar Administrativo, Oswaldo Lúcio Teixeira, de 54 anos, acredita que toda oportunidade é válida e precisa ser aproveitada. “Profissionalmente é muito importante estar sempre se aprimorando para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Essa é uma grande oportunidade que pretendo agarrar” finaliza.

O programa - Instituído no dia 23 de junho de 2008, e tem como objetivo qualificar e requalificar o cidadão visando atualizá-lo junto o mercado de trabalho contemporâneo. O programa foi elaborado com base no diagnóstico para o Programa Estadual de Qualifica Profissional feito pela SERT em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE, a partir de informações colhidas durante a caravana do trabalho, que percorreu todo o Estado no ano de 2007. Do ano de 2011 até 2017 foram criadas 63.331 vagas em todo o território paulista, segundo dados fornecidos pela PRODESP.

Os cursos de qualificação são ministrados por empresas especializadas em qualificação profissional, contratadas pela SERT por meio de um rígido processo licitatório e pregões eletrônicos. Atualmente o PEQ conta com as seguintes empresas especializadas: Instituto Aloés, APDL (Associação de Promoção e Desenvolvimento Local) e FAPETEC (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura).

Durante o curso o cidadão em situação de desemprego recebe auxílio financeiro. Tais valores só são pagos aos alunos que cumprirem a carga horária prevista após a comprovação da frequência.

Para os cidadãos matriculados que estão formalmente registrados no mercado de trabalho só terão direito ao auxilio transporte no decorrer de sua capacitação.

Informações pelo telefone (17) 3342-1202.