Ter, Abr
Quinta, 18 Outubro 2018 05:35

Primeiro módulo das aulas do JEPOE destaca a importância da cidadania

As aulas terão a duração de seis meses e serão ministradas por 17 profissionais de diversas áreas com aulas de segunda-feira a sábado, distribuídas em sete turmas

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento de Promoção e Assistência Social, e a empresa ASD Treinamentos, de Piracicaba, dão continuidade às aulas do JEPOE (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual), realizadas de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro- Victório Cardassi).

Segundo o professor e monitor do JEPOE, Aparecido Roberto Ferreira da Silva, o primeiro módulo se responsabiliza por ministrar aulas a respeito de primeiros socorros para iniciantes. “Como sargento reformado do Corpo de Bombeiros, observo ser fundamental passar esses conhecimentos aos jovens, pois muitos têm interesse em ingressarem na área militar. Já sendo possível enxergar nesses jovens um bom futuro”, comenta o professor.

A coordenadora pedagógica do JEPOE, Claudia Souza Batista, afirma que os participantes surpreenderam aproveitando ao máximo esse projeto. “A primeira fase envolve a formação cidadã que já vem gerando resultados extremamente positivos, pois, enfatiza a ética, os direitos e deveres dos cidadãos e demais assuntos fundamentais. Deixando para a segunda fase, a formação profissional”, explica à coordenadora.

O aluno, Samuel Alexandre da Silva, de 18 anos, avalia como muito instrutivo todo aprendizado. “Até o momento fomos orientados sobre a importância da disciplina, moral e caráter, para que seja viável um bom relacionamento com a sociedade. Aprendizado que está sendo muito útil para minha vida”.

JEPOE - O programa fortalece vínculos comunitários e a diminuição dos índices de violência dentro da faixa etária atendida. O JEPOE é desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Bebedouro.

Os jovens selecionados participam do programa com atividades em cursos de qualificação profissional e sociais junto à comunidade. Recebem bolsa auxílio de R$ 500, vale-transporte e uniforme. Também devem realizar um trabalho comunitário em área aberta.

Cada jovem deve participar de dois cursos a sua escolha. Em levantamento junto com o PAT – Posto de Atendimento do Trabalhador, foram selecionados os cursos de auxiliar de veterinário, paisagismo e jardinagem, auxiliar de escritório e zelador predial.