Sáb, Maio
Quarta, 24 Outubro 2018 05:30

Guarda Municipal de Bebedouro entrega certificados à GCMs de São José do Rio Preto

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), realizou a entrega de certificados para oito Guardas Civis Municipais da cidade de São José do Rio Preto, que participaram do curso T.O.P (Técnicas Operacionais Padronizadas), ministrado pela GCM de Bebedouro. O evento foi realizado na sexta-feira (19/10), na sala de Reuniões da Prefeitura.

O curso tem como objetivo capacitar os Agentes de Segurança Pública nos conhecimentos básicos das técnicas necessárias para a operação no Patrulhamento Tático Móvel, sendo ministrado pelo subinspetor da GCM, Júlio Marques Madeira Neto, na sede da GCM de Bebedouro e no Centro de Treinamento da GCM, "Cristina de Lourdes Britto Salles", localizado nas dependências da Feccib Nova.

Os participantes tiveram 40 horas/aula, teóricas e práticas, dividido em dois módulos distintos: Princípios fundamentais; Condicionamento mental; Estados de alerta, Pensamento tático; Processo mental de agressão; Introdução padronização em abordagens; posicionamento em viaturas operacionais e táticas; Atividades ostensivas; Condutas com armas curta e longa; Técnicas de deslocamento e varreduras; Abordagens a suspeito, veículos e motos e Posicionamento de viaturas em vias (abordagens).

"O curso é muito importante para a padronização dos atendimentos da GCM, visando um posicionamento correto. A Guarda Municipal de Bebedouro desde o ano de 2013, realiza um trabalho de excelência no atendimento das ocorrências. Tanto que no Estado de São Paulo, estamos classificados na 32ª colocação nesse quesito. Agradeço ao prefeito, Fernando Galvão e ao comandante, Luiz André Rosa Junior, por essa oportunidade", observa o subinspetor.

Segundo o comandante da GCM, Luiz André Rosa Junior, a ideia do curso surgiu por parte dos Guardas Civis de Rio Preto, após acompanharem os registros online das exibições dos treinamentos realizados pela GCM de Bebedouro. "Esses momentos valorizam nossos agentes, que estão sempre preparados buscando aprimoramento. No entanto, esse curso foi uma troca de experiências entre os agentes das duas cidades. Sendo um projeto piloto de muitos outros que virão. Nossa intenção é que tenhamos na região um Centro de Formação de Guardas Municipais. Para isso, buscaremos parcerias com as GCMs de outras cidades como Rio Preto, Catanduva, Sertãozinho, entre outras, que sejam referência na região", comenta Comandante André.

O prefeito, Fernando Galvão, diz que a maior satisfação é que a GCM de Bebedouro, conta com o respeito das demais Forças de Segurança da cidade. Reconhecimento gerado através de investimentos e preocupação na melhoria da Segurança Pública. Para ele, a forma de atuação integrada entre as Forças de Segurança, é de fundamental importância, pois também cria multiplicadores.

O diretor da GCM de São José do Rio Preto, Silvio Pedro da Silva, elogiou o treinamento recebido e o trabalho da GCM local. "Foi um excelente curso, nossos agentes após retornarem, já conseguiram aplicar as técnicas aprendidas, demonstrando a qualidade da troca de informações", agradece Silva.