Sáb, Abr
Quarta, 07 Novembro 2018 06:35

Cinema itinerante Cinesolar estará em Bebedouro nesta quarta-feira (07/11)

Serão apresentados três curtas metragens, além do filme 'Moana- Um mar de aventura', às 20h10

O Circuito CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), Brazucah, em parceria com a Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Cultura, realizarão gratuitamente a apresentação de filmes através do projeto de cinema itinerante 'Cinesolar'. O evento será realizado na quarta-feira (07/11), a partir das 19h30, na Praça Barão do Rio Branco (Praça da Fonte Sonora e Luminosa), ou no caso de chuva acontecerá no Teatro Municipal.

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável, a energia solar. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas.

O Cinesolar conta com dois carros equipados com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior dos veículos há cadeiras para o público, sistema de som, projeção e telão. A primeira unidade do Cinesolar é equipado com cabine de DJ com sistema de som para acompanhar as atividades. A segunda estação móvel de cinema, denominado Cinesolar Tupã, conta com um estúdio de TV.

Junto com a exibição de filmes, o Cinesolar realiza diversas atividades relacionadas à sustentabilidade e Meio Ambiente.

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Cynthia Alário, nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental.

Nesta trajetória, a Brazucah conta com o apoio da Fundação Doen, da Holanda, além do patrocínio de grandes empresas, como a CPFL Energia, além de instituições governamentais, como Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e prefeituras.

O projeto conta também com o apoio do Solar World Cinema; da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social; e, desde 2015, com a parceria da Ecooar. Todas as sessões do Cinesolar têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo. Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio institucional da Mercedes Benz.

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades de todo o país, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes.