Qui, Mar
Quinta, 08 Novembro 2018 06:20

Ações do ‘Novembro Azul’ são iniciadas nas Unidades de Saúde

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Saúde (DMS), deu início às ações do ‘Novembro Azul’, mês de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares para um diagnóstico precoce da doença. A campanha tem como símbolo o bigode, que serve como um alerta para atrair a atenção dos homens.

A coordenadora da Atenção Básica de Bebedouro, Maristela Campanelli, afirma que serão realizadas orientações e palestras em grande parte das Unidades Básicas de Saúde, tendo o apoio de estagiários do UNIFAFIBE e a participação do professor, José Renato Garcia, que ministrará palestras. “Os alunos do UNIFAFIBE, já fizeram um mutirão e coletaram exames de sangue em algumas unidades, a fim de prevenir esta doença que assombra grande parte da população” destaca a coordenadora.

Histórico

A ideia da campanha se deu em 1999, na Austrália, por um grupo de amigos que deixou o bigode crescer como forma de levar aos homens a pensar sobre sua saúde e ajudar na arrecadação de fundos para instituições de caridade. A escolha do mês é um reforço ao dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, a campanha foi instituída pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.